Manaus, 29 de julho de 2026
×
Manaus, 29 de julho de 2026

Cidades

Após sair do presídio, homem é morto no bairro Compensa

Rosenilson estava caminhando em direção ao rip-rap, quando foi rendido por dois homens que saíram de um beco nas proximidades

O crime ocorreu na entrada de um rip-rap (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Rosenilson da Silva Miranda, 26, conhecido como “Nilson”, foi assassinado com cinco tiros na noite dessa sexta-feira (30), na entrada de um rip-rap, localizado na avenida Coronel Cyrillo Neves, bairro Compensa 2, zona Oeste de Manaus. Esse foi a segunda morte registrada no mesmo dia e a terceira em menos de 36 horas.

Segundo informações de populares, o crime ocorreu por volta das 20h30. Rosenilson estava caminhando em direção ao rip-rap, quando foi rendido por dois homens que saíram de um beco nas proximidades. Um dos suspeitos sacou uma arma de fogo e efetuou os disparos à queima-roupa; vítima morreu na hora.

Após o crime, os assassinos se dividiram e correram em sentido desconhecido. O crime mobilizou policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), porém, ninguém foi preso pela autoria do homicídio. A região é dominada por membros das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN).

Leia mais: ‘Bil’ é morto com tiro na testa em arquibancada de campo de futebol

Rosenilson deixou há três meses o presídio e estava recebendo ameaças de morte (Foto: Josemar Antunes/AM1)

No local, os familiares da vítima foram chegando aos poucos, muito abalados. A mãe do rapaz, Rosângela da Silva Miranda, 43, declarou que perdeu o segundo filho para o tráfico de drogas. Izaniel da Silva Miranda, 21, foi atingido com quatro tiros na cabeça, enquanto ingeria bebidas alcoólicas em uma Ilha Gelada, no mesmo bairro.

“O meu coração de mãe não aguenta mais. Eu estou perdendo os meus filhos para o tráfico de drogas e outro já foi ameaçado de morte e está na cadeia. O Rosenilson estava mudando de vida e queria trabalhar honestamente para sustentar sua família”, disse a mãe, aos prantos.

Antecedentes criminais

Conforme levantamentos da polícia, Rosenilson foi preso por tráfico de drogas e deixou, há três meses, o sistema prisional. Já em liberdade, ele passou a receber ameaças de morte, por não aceitar vender drogas para traficantes da área, um deles, identificado como “Gambá”, apontado como integrante do CV.

Perícia criminal

A vítima foi morta com cinco tiros à queima-roupa (Foto: Josemar Antunes/AM1)

A perícia criminal, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), informou que Rosenilson foi atingido com quatro tiros na cabeça e outro no braço esquerdo. Não foi possível precisar que tipo de calibre os criminosos usaram, já que não foram encontrados estojos no local.

O corpo foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML). A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) dará seguimento nas investigações com crime relacionado à briga de facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas no bairro Compensa.

Outros casos pela guerra do tráfico

A segunda etapa do bairro Compensa voltou a ser cenário de violência motivado pelas brigas entre facções criminosas. Em menos de 36 horas, a polícia registrou três mortes.

O primeiro caso ocorreu na noite de quinta-feira (29), na rua Natal. O jogador de futebol Magno dos Santos Ferreira Júnior, 27, conhecido como “Romário”, foi morto com cinco tiros dentro de casa. Os autores não foram identificados.

Por volta das 13h40, o autônomo Jacson Breno Sarmento dos Santos, 20, foi atingido com dois tiros, sendo um na cabeça e outro no ombro. Ele caminhava pela rua Natal, quando foi surpreendido por um indivíduo. A vítima foi socorrida e morreu no Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona Leste da capital.