Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Após votar ‘sim’ para reduzir frota de ônibus, Raiff sugere faixa para motocicletas

Na quarta-feira (13), Raiff votou 'sim' para projeto que cria burocracia que limita a inclusão de veículos pelas plataformas de serviços de transporte por aplicativo.

Após votar ‘sim’ para reduzir frota de ônibus, Raiff sugere faixa para motocicletas

(Foto: Redes Sociais/CMM)

Manaus (AM) – Após a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovar a projeto de emenda à Lei Orgânica de Manaus (Loman) nº 9/2023, de autoria do vereador Bessa (Solidariedade), que reduz a renovação da frota de ônibus de 25% para 10%, os vereadores podem aprovar um projeto que pode prejudicar o trânsito da cidade ainda mais.

O vereador Raiff Matos (DC) encaminhou uma indicação ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para que o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realize um estudo de viabilidade para implantação de corredor exclusivo para circulação de motocicletas nas principais ruas de Manaus.

Segundo o vereador, a medida pode reduzir os acidentes fatais de 15% a 20%, como teria ocorrido na capital da Malásia, Kuala Lumpur. Raiff também alega que a faixa já foi adotada em outros países como Argentina e Chile, além de outras cidades brasileiras como Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

“Não vejo maiores dificuldades para que a cidade de Manaus possa implantar essa ideia. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 24, já permite que os municípios projetem, façam o planejamento e regulamentem o uso das suas vias, não sendo necessário o crivo do Detran para efetivar essa iniciativa”, justificou o vereador.

Morde e assopra

No projeto sugerido nesta quinta-feira (14), Raiff ‘assopra’ a categoria de motociclistas, que também foi afetada com a emenda aprovada nessa quarta-feira (13). Com o voto favorável de Raiff, os vereadores criaram burocracia que limita a inclusão de veículos pelas plataformas de serviços de transporte por aplicativo ao obrigar o recadastramento de todos os trabalhadores no Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

A nova medida burocrática pode causar a redução no serviço de transporte e resultar no encarecimento das corridas. Em protesto, centenas de motociclistas percorreram as ruas da capital em direção à CMM para cobrar explicações aos vereadores.

O projeto de emenda à Lei Orgânica de Manaus (Loman) nº 9/2023, de autoria do vereador Bessa (Solidariedade), também reduz a renovação da frota de ônibus de 25% para 10%.

Ao Portal AM1, o vereador afirmou que não criou nenhum projeto, apenas fez uma indicação para que a prefeitura faça um estudo de viabilidade sobre a possibilidade de Manaus ter um corredor exclusivo para motocicletas.

“Tem dado certo em outras capitais e eu creio que, em algumas avenidas, por exemplo a Avenida das Torres, poderá ser um bom teste para analisarmos se diminuirá os acidentes assim como a melhoria no fluxo do trânsito. Vamos ver, primeiramente, o que dirá o estudo. E depois teremos uma audiência pública na Câmara para tratar o tema com a população sobre a indicação”, disse o vereador.

LEIA MAIS: