Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Arthur afirma que vai disputar com Doria para ser candidato a presidente pelo PSDB

O ex-prefeito também disse que caso o partido escolha outro candidato, ele concorrerá a uma das vagas majoritárias no Amazonas

Arthur afirma que vai disputar com Doria para ser candidato a presidente pelo PSDB

Foto: reprodução

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), vai lançar seu nome como candidato às prévias do PSDB para presidência da República, no pleito de 2022. Até agora, o principal nome do partido para disputar as eleições contra Jair Bolsonaro é o governador de São Paulo, João Doria.

Nessa terça-feira (16), Arthur confirmou ser uma opção do PSDB para concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem e não descartou disputar uma vaga no Governo do Estado do Amazonas ou Senado, caso sua candidatura seja rejeitada.

“Serei candidato às prévias do PSDB para presidência da República, mas caso não seja escolhido, sem dúvida, disputarei uma eleição majoritária, podem contar com meu nome!”, disse o tucano.

Leia mais: Hiram Nicolau afirma que recebe ataques de seguidores de Arthur: ‘pra cima de mim’

Em 2018, Arthur também declarou ter pretensão de concorrer à presidência, em uma iniciativa paralela à disputa velada entre Doria e Geraldo Alckmin. Naquele ano, o ex-governador de São Paulo Alckmin foi o escolhido pela sigla a concorrer à Presidência da República.

Já para 2022, os dirigentes tucanos analisam um único nome que aglutine diversas forças, dependendo de alianças entre os partidos do ”centrão”. Esse entendimento ganhou força, após o ex-presidente Lula se tornar candidato elegível na disputa do ano que vem, o que pode provocar uma eleição polarizada entre o petista e Bolsonaro.

Além de Arthur e Dória, o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) também demonstrou vontade de representar o partido na disputa pelo Planalto. Por enquanto, o partido não definiu nenhum nome e deve aguardar decisão se vai encarar a eleição presidencial ou disputará a reeleição estadual.

Segundo o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, a prévia da sigla deve ocorrer no dia 17 de outubro de 2020.