Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Manchete

Arthur Neto manda barrar a criação de programas sociais por falta de recursos

Arthur Neto manda barrar a criação de programas sociais por falta de recursos

Manaus, 03/02/17. Prefeito Arthur Virgilio Neto, participa da abertura do ano letivo na Escola Municipal Silvia Helena Bonetti. Foto: Alex Pazuello/Semcom

Arthur Neto e Marcos Rotta: freiam investimentos em programas sociais na LDO 2018 Foto: Alex Pazuello/Semcom

Da Redação

Seguindo a orientação do prefeito Arthur Neto (PSDB), a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) barrou todas as emendas apresentadas pelos parlamentares para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a serem executadas em 2018. Entre as emendas estão a implementação do Programa Primeiro Emprego, a criação do Sistema de Gerenciamento dos Resultados Escolares e  a implantação das Campanhas Educativas.

Entre as justificativas da base governista para barrar as emendas  está a falta de recursos da Prefeitura de Manaus para realizar esses projetos. “É um absurdo que um Parlamento barre emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias que iriam alavancar o crescimento da cidade sem ao menos discuti-las com a população. Precisamos rever esse processo de votação das emendas para poder de fato fazer algo pela sociedade, como representantes da população”, afirmou o vereador Gedeão Amorim (PMDB), que está no primeiro mandato na CMM.

Os vereadores apresentaram um total de 108 emendas à LDO de 2018. Desse número, 41 tiveram parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), mas todas foram reprovadas pela Comissão de Finanças, atendendo à orientação da liderança do Executivo. “A reprovação das propostas não teve uma justificativa concreta que pudesse convencer os vereadores, mas como faltou tempo para discuti-las, tivemos que aceitar o resultado da votação”, disse Amorim.

Gedeão Amorim – presidente da Comissão de Serviço Público –  apresentou nove emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. No desenvolvimento econômico, o vereador sugeriu a criação do Programa Primeiro Emprego de Jovens, indicado por ele este ano à prefeitura. “Precisamos buscar alternativas para que a população tenha a capacidade de se sustentar e promover o bem estar de suas famílias. Nos últimos anos vemos Manaus perdendo postos de trabalho e aumentando seus índices de desemprego o que influencia diretamente no aumento da criminalidade” disse o vereador.

 “A taxa de desocupação vem tomando proporções gigantescas em Manaus, ainda mais quando focamos nos jovens da cidade. Por isso acreditamos que um programa municipal para oportunizar o primeiro emprego seja total prioridade dos nossos gestores. E quando falamos desses índices de desocupação nas zonas rurais, os números são mais alarmantes ainda”,  pontuou Gedeão.

Qualidade no Ensino 

Na área da Educação, onde atuou por mais de 20 anos em sala de aula, Amorim apresentou propostas que cria Sistema para Gerenciar Resultados Escolares, modernizando as bibliotecas, realizar campanhas de esclarecimentos e orientação, alertando aos alunos sobre o perigo dos jogos de internet que induzem os jovens as mutilações corporais e até o suicídio e, também, sobre publicidade de caráter educativo patrocinada com recursos públicos para a população em geral.  

De acordo com o autor das propostas, é de amplo conhecimento que a Educação deve ser a base para o bom desenvolvimento de uma sociedade e estimular a participação da família, bem como desenvolver nos jovens novas consciências são fundamentais para que toda a comunidade cresça.

“Por isso, pensamos em um aplicativo móvel e também pelo portal da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encaminhar as informações escolares aos pais e/ou responsáveis legais sobre frequência, rendimentos, horários de aula, justificativas de faltas, desenvolvimento em atividades e recomendações bem como comunicados a respeito de reuniões de pais e mestres, execução de proposta pedagógica e calendário escolar, aproximando a família da escola”, explicou o vereador.

Outra emenda implementa, dentro da Secretaria Municipal de Educação (Secom), a realização permanente de Campanhas Educativas nas áreas de Trânsito, Saúde e Relações Sociais, para  toda a sociedade em sua totalidade. “Precisamos investir mais em publicidade sobre ações de educação para conhecimento e melhoria da população.  Esse ano, tivemos uma quase vítima de um jogo da internet que levava a cometer o suicídio. As escolas precisam desenvolver campanhas sobre o tema, mas toda a sociedade precisa ter conhecimento desses perigos”, afirmou Gedeão.