Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Assessores e secretários relatam ‘apadrinhamento’ na Secom

Assessores e secretários relatam ‘apadrinhamento’ na Secom

Assessores de imprensa e secretários do governo do Amazonas relataram a prática de apadrinhamento da secretária estadual de Comunicação, Daniela Assayag, que está há 9 dias na função. Daniela trabalhava na mesma empresa de comunicação que deu visibilidade política ao governador Wilson Lima (PSC) e garantiu sua eleição, no ano passado.

Wilson Lima e Daniela Assayag: da iniciativa particular para o serviço público (Secom)

Segundo eles, a ex-coordenadora de Jornalismo da TV A Crítica tem priorizado a contratação de amigos sem experiência e reduzida formação acadêmica em detrimento de profissionais técnicos com extensos períodos de trabalhos comprovados.

Os assessores reclamaram, também, da conduta da secretária no trato com os colegas, que na maioria das vezes se mostra “arrogante” e “intimidadora” contra jornalistas que não fazem parte de seu círculo social.

Por outro lado, titulares das secretarias estão insatisfeitos com a autonomia que Wilson concedeu a Daniela. O governador delegou à secretária da Secom a “missão” de escolher assessores de imprensa de cada pasta, uma prerrogativa exclusiva, até então, do gestor da secretaria, por ser um cargo de confiança.

Para assessores e secretários de Estado, a comportamento nada diplomático de Assayag pode comprometer o trabalho de assessoria de imprensa no governo, tornando ainda mais difícil a relação entre as instituições. A Coluna Cenário procurou a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) para se manifestar sobre o assunto, mas não obteve retorno.  Os assessores prometeram acionar o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas.