Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cenário

Oposição diz que prefeito está fazendo propaganda eleitoral antecipada

Os vereadores se manifestaram sobre as frases ditas por David no evento do programa 'Asfalta Manaus'.

Oposição diz que prefeito está fazendo propaganda eleitoral antecipada

(Foto: Lucas Costa e Celso Maia/ Portal AM1/ Mauro Pereira/ divulgação – assessoria)

Manaus (AM) – Os vereadores da base de oposição a David Almeida (Avante) acusaram o prefeito, nesta terça-feira (7), de fazer propaganda eleitoral antecipada durante o discurso de anúncio da expansão do programa “Asfalta Manaus”, que ocorreu nessa segunda-feira (6).

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Lissandro Breval (PP) destacou as frases do líder do Executivo municipal, que aproveitou o momento para frisar que é vedado falar em voto, pedir voto neste período. Breval afirmou que David Almeida fez tal coisa no palco: “ele fez isso”.

Breval se referia ao momento em que David Almeida sugeriu aos moradores que não reelegessem os vereadores que tentaram “vetar” o empréstimo para a melhoria da cidade. Antes, David já havia sinalizado que iria “abrir os olhos da população” contra os vereadores que votaram contra a deliberação do ajuste do empréstimo de R$ 580 milhões.

“O prefeito cometeu um crime eleitoral; é uma ação eleitoral fora de época!”, bradou.

Os vereadores Diego Afonso (UB) e Capitão Carpê (PL), que sempre adotaram a posição de ser contra a gestão municipal, levantaram críticas aos vereadores da base.

Diego Afonso fez questão de assinalar que a função dos vereadores é legislar e fiscalizar. E que os vereadores que ainda não entenderam isso são todos “baba-ovo”.

“Estou aqui para defender o direito do povo, e cabe a população fazer a melhor escolha. Nossa missão, nesse parlamento, é legislar e fiscalizar; mas tem vereador que ainda não entendeu isso. E quem não entendeu é puxa-saco do prefeito!”, disse Diego.

Capitão Carpê endossou as palavras de Diego e chamou a base do prefeito de “puxa-saco e baba-ovo”.

“O pior é a quantidade de ‘baba-ovo e puxa-saco batendo palmas para o prefeito de Manaus em cima de um palanque financiado pelo dinheiro público. É fazer politicagem barata!”, disse Carpê.

O único da base do prefeito a se pronunciar sobre as falas dos vereadores de oposição foi Roberto Sabino, o qual é o líder do partido Republicanos na CMM.

“Precisamos nos respeitar. Sempre vai ter oposição e base, e a pessoa é atacada (se referindo a David Almeida) é lógico que ela vai falar, agora, cada um tem sua forma de falar. Nunca vi um resultado de briga ser saudável; então vamos nos respeita”, aconselhou.

O Portal AM1 entrou em contato com o líder da base do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, vereador Eduardo Alfaia (Avante), para entender o porquê dê os demais vereadores da base não se pronunciarem; porém, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

Programa ‘Asfalta Manaus’

O programa “Asfalta Manaus” teve a primeira ordem de serviço assinada em 28 de abril de 2022 e, desde lá, alcançou mais de 2,7 mil ruas com o pavimento novo.

Na zona Norte, 751 ruas foram asfaltadas; na zona Leste, 407; na zona Sul, 325; na zona Oeste, 471 vias contempladas; na zona Centro-Oeste, 438; na zona Centro-Sul, 402 ruas asfaltadas.

 

LEIA MAIS: