Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Política

Atrasos, atestados e faltas marcam volta dos deputados à rotina presencial na Aleam

Após o longo período de atividades híbridas, marcado por sessões quase vazias, oito deputados ainda chegaram atrasados

Atrasos, atestados e faltas marcam volta dos deputados à rotina presencial na Aleam

(Foto: Antônio Mendes/ Portal AM1)

MANAUS – O primeiro dia de atividades 100% presenciais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou com 13 ausentes, dos 24 deputados estaduais. Após o longo período de atividades híbridas, marcado por sessões quase vazias, oito deputados ainda chegaram atrasados.

Entre os atrasados estavam os deputados Dr. Gomes (PSC); Fausto Jr. (UB); Joana Darc (UB); Therezinha Ruiz (PL); Belarmino Lins (PP); Delegado Péricles (PL); Alessandra Campelo (PSC) e Saullo Vianna (UB). Já os deputados Cabo Maciel (PL), Álvaro Campelo (PV), Nejmi Aziz (PSD), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Serafim Corrêa (PSB) faltaram à sessão.

Segundo o presidente da Casa, Roberto Cidade (UB), a sessão iniciou dentro do horário regimental, às 9h15, e os atrasos não atrapalharam o andamento dos trabalhos na Aleam. “Hoje, nós tivemos aqui vários deputados presentes. Geralmente as votações são às quartas-feiras. Então, não teve nenhum prejuízo para o andamento da Casa, né? […] Então, alterou em nada”, afirmou.

Cidade garantiu que o objetivo é “preservar os trabalhos da assembleia” e, após dois anos de sessões híbridas, revelou que estuda abrir algumas exceções para que os parlamentares possam continuar acompanhando as sessões de forma virtual.

Leia mais: Aleam acaba com sessões híbridas após ano marcado por plenário vazio

“A ideia é dialogar com os colegas, ver de que forma a gente pode ainda manter algumas coisas virtuais, porque o que que eu penso? Se algum colega está doente, alguma coisa e queira participar, a gente pode abrir uma janela, alguma coisa. Mas só que nós estamos debatendo isso. As coisas que vieram para melhorar, a gente vai tentar continuar. Mas, no entanto, nós trabalhamos de forma totalmente presencial”, disse.

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) destacou que a sociedade deve cobrar a presença dos políticos nas Casa. “Nós recebemos o salário que vem atráves dos impostos que a sociedade paga, então a sociedade tem o direito de cobrar a presença de todos os 24 deputados, reassalvando as situações como o deputado Serafim, que teve o filho que faleceu ontem”, defendeu Dermilson.

Outro lado

Dos deputados que faltaram à sessão, estavam de licença médica Nejmi Aziz e Álvaro Campelo. Já o deputado Serafim se ausentou da Casa devido ao falecimento do filho, no último domingo (1°). O deputado Cabo Maciel informou que estava em reunião na Casa Civil.

Já o deputado Ricardo Nicolau faltou à sessão para cumprir agenda fora do estado. Ele participa de evento do partido Solidariedade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Paulo. “A ausência foi devidamente justificada à Mesa Diretora, conforme determina o Regimento Interno da Aleam”, informou a assessoria.

A reportagem questionou a ausência do deputado Felipe Souza e aguarda resposta.

Desculpas

Entres os parlamentares atrasados, o deputado Saullo Vianna, que chegou à Aleam duas horas após o início da sessão, argumentou que o plenário não é o único local de atividade parlamentar.

“Essa questão da atividade parlamentar, o plenário é um dos locais onde o parlamentar exerce a sua função, né? Aqui na Casa existe [sic] as reuniões das comissões que elas acontecem constantemente. Existe a reunião das frente parlamentares. Existe reuniões e eventos oficiais que o parlamentar participa”, justificou.