Manaus, 14 de maio de 2024
×
Manaus, 14 de maio de 2024

Cenário

Base de David Almeida se divide em eleição da Câmara Municipal de Manaus

Eleição para a nova mesa diretora da Casa ocorre na próxima segunda-feira (05) e tem movimentado os bastidores da CMM

Base de David Almeida se divide em eleição da Câmara Municipal de Manaus

Vereador Caio André e Elan Alencar (Foto: Divulgação/CMM/montagem)

MANAUS – A dois dias da eleição para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadores da base do prefeito David Almeida (Avante) continuam divididos. Caio André (PSC) e Elan Alencar (PROS) disputam o apoio dos aliados do prefeito, mas até esta sexta-feira (02), o chefe do Executivo municipal preferiu se manter neutro sobre o pleito.

A candidatura que tem mais força até o momento é a de Caio André, com o apoio de 21, dos 41 parlamentares da Câmara. Entre eles, há vereadores do próprio partido do prefeito. Os mesmos nomes integram, em grande parte, o grupo que rejeitou a tentativa do atual presidente David Reis (Avante) de mudar a Lei Orgânica do Município (Loman) para ser reconduzido ao cargo.

Vereadores que apoiam candidatura de Caio André (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao Portal AM1, Caio André informou, nesta semana, que sua candidatura buscará mais independência na Casa. “Queremos essa independência e queremos a harmonia, não só com o prefeito, mas com todos os Poderes. […] A palavra de ordem é independência e diálogo”, afirmou. Ele comunicou o prefeito sobre sua candidatura, mas ainda não recebeu apoio.

Leia mais: Caio André diz que vai buscar ‘independência e diálogo’ na Câmara Municipal de Manaus

Elan Alencar, por sua vez, oficializou a candidatura na última quarta-feira (30) com o apoio da bancada do PROS, composta por mais dois vereadores: Antônio Peixoto e Wallace Oliveira, que também integram a base do prefeito na Câmara. Peixoto, inclusive, já tinha declarado apoio a Caio André.

Elan Alencar com a bancada do PROS na CMM e liderança do partido (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo Elan, a ideia da candidatura surgiu da bancada e da executiva estadual do PROS: “Agora, a gente está conversando com outros vereadores, mostrando nossas propostas e nós temos que ter um vereador realmente isento, que possa ter propostas renovadoras para o parlamento municipal e que saia fortalecido na democracia”, afirmou.

Leia mais: Com apoio de 20 vereadores, Caio André se consolida na disputa à presidência da CMM

O vereador não quis informar quantos votos já conquistou porque, segundo ele, as articulações ainda estão acontecendo. Sobre o apoio do prefeito, Elan Alencar disse que sua candidatura agrada David Almeida.

“Conversei com ele. A gente faz parte do grupo do prefeito. Ele tá [sic] deixando a gente muito à vontade. A decisão é dos vereadores, o meu nome agrada o prefeito, agrada ao governador”, disse Elan Alencar.

Divergências no PROS

Apesar de ter o apoio do presidente estadual do PROS, Osvaldo Neto, a candidatura de Elan Alencar não tem o apoio da Executiva Nacional. Nessa semana, um documento assinado pelo presidente nacional do partido, Euripedes Jr. orienta a votação em Caio André.

Veja o documento:

Ao Portal AM1, Osvaldo Neto afirmou que desconhece essa manifestação, “até porque isso é uma prerrogativa estadual”, e reafirmou o apoio da liderança estadual a Elan Alencar.

Vale destacar que as divergências entre o comando estadual e nacional PROS são antigas. Osvaldo Neto foi nomeado presidente da legenda, em julho deste ano, pelo então presidente do partido, Marcus Holanda. No entanto, a atual liderança da sigla está com Eurípedes, que apoia outra ala do PROS no Amazonas.

Base rachada

Divergências entre os parlamentares aliados de David Almeida se agravaram com a tentativa de manobra política do atual presidente da Câmara. Em seguida, o até então líder do prefeito, na CMM, vereador Marcelo Serafim (Avante) renunciou ao cargo sob a justificativa de “clara divisão” na base.

Também renunciaram seus cargos o então vice-líder da prefeitura, vereador Everton Assis (UB), e o líder do Avante na Câmara, o vereador Lissandro Breval (Avante). A nova liderança da Prefeitura de Manaus é o vereador Prof. Fransuá (PV). No cargo de vice-líder, está o vereador Eduardo Assis (Avante).

Procurado pela reportagem, o secretário de articulação política da prefeitura, Wagno Oliveira, havia informado que o prefeito e o Avante anunciariam a nova liderança da legenda e apoio para a presidência da Câmara nesta sexta-feira (02). No entanto, ao ser questionado novamente, ele disse que ainda não há nada definido.