Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Avante anuncia novo líder e apoio à presidência da CMM apenas na sexta, diz secretário

Base do prefeito David Almeida passa por reestruturação na Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Avante anuncia novo líder e apoio à presidência da CMM apenas na sexta, diz secretário

Prefeito de Manaus e presidente do Avante do AM, David Almeida (Foto: Divulgação)

MANAUS – O prefeito David Almeida deve anunciar o novo líder do Avante na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e seu apoio a algum candidato à presidência da Casa apenas na próxima sexta-feira (02). A informação é do secretário de articulação política, Wagno Oliveira.

Ao Portal AM1, o secretário havia informado anteriormente que a decisão sobre o novo líder seria anunciada nesta segunda (28), no entando, Wagno garantiu que a liderança da legenda terá mais alguns dias de conversa e articulação para então anunciar um posicionamento.

Eleição quase definida

Até esta segunda, o vereador Caio André (PSC) é o único candidato à presidência da CMM que despontou na disputa.

O parlamentar já tem o apoio de 20 vereadores e é considerado base de David Almeida, no entanto, até o momento, ainda não houve nenhum pronunciamento público sobre o apoio.

Reestruturação

Recentemente, a base do prefeito na Câmara sofreu alguns abalos, após divergências entre os vereadores, e passa por reestruturação.

Na última semana, o até então líder do prefeito na Casa, vereador Marcelo Serafim (Avante) renunciou ao cargo. O motivo da renúncia, segundo o vereador, é a divisão que ocorre entre os parlamentares aliados de David Almeida.

Também renunciaram seus cargos o vice-líder da prefeitura, vereador Everton Assis (UB), e o líder do Avante na Câmara, o vereador Lissandro Breval (Avante). A nova liderança da Prefeitura de Manaus é o vereador Prof. Fransuá (PV). No cargo de vice-líder está o vereador Eduardo Assis (Avante).

Leia mais: Após manobra de David Reis, vereadores dizem que é preciso ‘restaurar a imagem’ da CMM

Um dos motivos de divergência foi a tentativa do atual presidente da Casa, David Reis (Avante), de mudar o regimento da Câmara para concorrer a eleição e se manter no cargo. A manobra política, no entanto, fracassou e gerou crítica de aliados.