Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Após manobra de David Reis, vereadores dizem que é preciso ‘restaurar a imagem’ da CMM

"Decisões monocráticas" do presidente da Câmara Municipal de Manaus foram apontadas como erros da atual gestão

Após manobra de David Reis, vereadores dizem que é preciso ‘restaurar a imagem’ da CMM

(Foto: Divulgação/CMM)

MANAUS – A tentativa do atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), de mudar a Lei Orgânica do Município (Loman) para se manter no cargo por mais dois anos acabou levantando novas críticas contra ele, até mesmo entre parlamentares de sua base.

Ao Portal AM1, nessa terça-feira (19), alguns vereadores criticaram “decisões monocráticas” do atual presidente e dizem que é preciso renovar a imagem da Câmara. A gestão de David Reis foi marcada por algumas polêmicas envolvendo gastos públicos, como a proposta para construir um anexo de R$ 32 milhões em meio à pandemia.

(Foto: Divulgação/CMM)

“Nós estamos fortalecendo a Câmara em si. A imagem da Câmara. Ainda não temos candidato. Ainda não temos um nome. O nosso interesse é restaurar a imagem da Câmara”, disse a vereadora Yomara Lins (PRTB).

Leia mais: Vereadores assinam manifestação contra reeleição de David Reis na CMM

O líder do prefeito na Casa, vereador Marcelo Serafim (Avante), também ressaltou a importância de uma renovação da Câmara. “A gente precisa dar uma nova cara, uma nova roupagem à Câmara Municipal. Nada contra o presidente, mas a favor do parlamento”, disse.

Já o vereador Diego Afonso (UB), atual vice-presidente da Mesa Diretora, revelou que nem os próprios membros da atual gestão da CMM estavam cientes da manobra de Reis e também apontou um certo individualismo do presidente da Casa parlamentar.

“Tivemos ações claras da atual gestão que, às vezes, são muito monocráticas, nem sequer a Mesa Diretora é consultada. Por ter essa forma de conduzir aqui oficializaram a nota oficial”, afirmou o vereador.

A reportagem procurou David Reis, mas até o momento, o presidente da Casa não se pronunciou sobre o assunto.

Eleição da Mesa Diretora

A manobra de Reis acabou adiantando também o início das articulações para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, que deve ocorrer em 1º de dezembro.

Alguns parlamentares apontaram o debate como “prematuro e inadequado”, pois deveria ser levantado apenas após o segundo turno, no entanto, alguns mostraram que já estão de olho na disputa, como o vereador Diego Afonso.

(Foto: Portal AM1)

“Ontem fui consultado por alguns vereadores. O União Brasil vai participar decisivamente [das eleições]. É a terceira maior bancada da Casa, por que o União Brasil não ter um nome?”, disse o vereador, que também adiantou que está à disposição para o cargo.

Leia mais: Contra ‘golpe’ de David Reis, Rodrigo Guedes se candidata à presidência da CMM

Afonso frisou, ainda, a necessidade de ter uma nova gestão “eficiente, que tenha, principalmente, responsabilidade com o dinheiro público”.

Além dele, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) lançou a sua candidatura à presidência da Casa. Oposição a David Reis, Guedes colocou seu nome à disposição como uma forma de protesto.

*Colaborou Juliana Batista