Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Bicho-preguiça atravessa avenida para chegar ao terreno do Incra

O animal estava indo para um local de mata, que fica nas dependências do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária

Bicho-preguiça atravessa avenida para chegar ao terreno do Incra

Foto: Mônica Freires

Um bicho-preguiça foi flagrado na manhã desta segunda-feira, 09, após atravessar a avenida que dá acesso ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o animal se dirigia para um local de mata, que fica nas dependências do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na Avenida André Araújo, bairro de Petrópolis, Zona Sul da capital.

Segundo o vigilante Cesar Maranhão, “é normal vê bicho-preguiça por aqui, vez outra eles aparecem atravessando a rua do INPA pra cá ( INCRA)”.

O vigilante afirmou que isso acontece por conta das arvores de Embaúba, (principal fonte de alimento desses animais) que ficam nas dependências do INCRA.

Bicho-Preguiça atravessa avenida para chegar ao terro do Incra

Foto: Marcio Silva

O médico veterinário do INPA,  Anselmo da Fonseca, responsável pelo resgate e pela reintrodução desses animais em seu habitat natural, afirmou que o aparecimento de bicho-preguiça nas zonas urbanas, se dá, pela preferência desses animais em florestas de área alterada.

Aqui na capital a especie mais comum é a preguiça-de-garganta-marrom (Bradypus variegatus).

 

Bicho-Preguiça atravessa avenida para chegar ao terro do Incra

Foto: Marcio Silva

O bicho-preguiça é considerado o mamífero mais lento do mundo.

Os movimentos lentos e algumas peculiaridades, como a quantidade de tempo que dormem – cerca de 14 horas –, e a movimentação diária de cerca de 38 metros, dentre outras coisas, explicam bem o porquê do nome desse animal.