Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Mundo

Biden manda algemar brasileiros deportados por imigração ilegal

Presidente dos EUA mostra que não pretende aliviar para quem tentar entrar de forma ilegal nos EUA

Biden manda algemar brasileiros deportados por imigração ilegal

Foto: Agência Brasil

EUA – Chegou  em Belo Horizonte, avião fretado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) com 30 brasileiros deportados por imigração ilegal. O número de deportados foi confirmado pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e também pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana da capital mineira. Os deportados foram algemados pelos pés e pelas mãos, o que gerou críticas de entidades dos direitos humanos.

Inicialmente seriam 106 pessoas deportadas, mas, segundo autoridades norte-americanas, alguns brasileiros obtiveram judicialmente a suspensão da medida e outros não foram submetidos ao testes RT-PCR para covid-19, o que é obrigatório para ingresso no Brasil.

Este é o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo de Joe Biden, que assumiu a Presidência dos Estados Unidos em janeiro.

Leia mais: Em meio a tensões, Putin e Biden podem se reunir em junho

A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente Donald Trump, que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”. Desde 2018, cerca de 5,3 mil brasileiros já foram deportados dos EUA.

Biden enviou ao Congresso norte-americano uma proposta de reforma das leis de imigração. Se aprovada, a medida permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.