Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Economia

Black Friday ou fraude? Como lucrar e evitar prejuízos com ‘promoções’

A advogada Fabiana Barroso enumerou 10 dicas para evitar transtornos ao fazer compras durante a Black Friday ou em qualquer outra situação de compra

Black Friday ou fraude? Como lucrar e evitar prejuízos com ‘promoções’

(Foto: Procon-Manaus/Divulgação)

Manaus (AM) – A estiagem não deve influenciar nos preços dos produtos durante a Black Friday, segundo o economista Francisco Mourão Junior, pois as empresas começam a enviar os produtos entre julho até agosto.

“Nesse período, a estiagem ainda não estava muito severa e não estava prejudicando no aspecto logístico. Neste sentido, a produção do PIM [Polo Industrial de Manaus] vai ser afetada, mas não nas proporções”, disse o economista.

Porém, se a estiagem continuar para o começo do próximo semestre, segundo Mourão, haverá uma proporção de prejuízo que pode prejudicar a Black Friday na questão dos consumidores para fora do Estado do Amazonas.

“Aqui no Amazonas, nós [consumidores] vamos, sim, ser prejudicados nessa questão da Black Friday, principalmente no comércio local e no e-commerce, na questão de falta de produtos e na questão da demora dos produtos comprados pelo e-commerce”, avaliou o economista.

Pesquisa de compras

Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), dos 950 entrevistados nos dias 01 e 03 de novembro, 5% disseram que pretendem gastar até R$ 80, e 29% pretendem gastar até R$ 400 na Black Friday neste ano.

Conforme a pesquisa, 48% dos entrevistados pretendem comprar celulares e eletro portáteis; 44% querem eletrodomésticos; 35% pretendem comprar móveis, TV e 30% querem comprar roupas.

A decisão de compra continua alicerçada aos melhores preços (63%), seguidos pela qualidade dos produtos (60%) e Promoções e ofertas (54%).

Porém, segundo a advogada tributária Fabiana Barroso, antes de fechar qualquer compra, é preciso fazer pesquisas para evitar qualquer contratempo. A advogada enumerou 10 dicas para evitar transtornos ao fazer compras durante a Black Friday ou em qualquer outra situação de compra:

1) Pesquise Preços Antes do Evento: faça uma pesquisa de preços antes da Black Friday para ter uma ideia dos valores praticados pelos produtos que você deseja comprar. Isso ajudará a identificar se a oferta durante a Black Friday é realmente vantajosa.

2) Dê preferência a lojas conhecidas e confiáveis. Empresas estabelecidas têm menos probabilidade de oferecer promoções enganosas.

3) Verifique as Avaliações da loja: antes de fazer uma compra, verifique as avaliações da loja on-line. Isso pode fornecer opiniões sobre a reputação da empresa e a experiência de outros compradores.

4) Desconfie de descontos exagerados: se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode ser exatamente isso. Desconfie de descontos excessivos e verifique se a loja é legítima.

5) Compare preços em diferentes lojas: não se limite a uma única loja. Compare os preços em diferentes estabelecimentos para garantir que está obtendo a melhor oferta disponível.

6) Confira as políticas de devolução: antes de comprar, familiarize-se com as políticas de devolução da loja. Isso é crucial caso o produto não atenda às suas expectativas.

7) Evite cliques em ofertas por e-mail suspeitas: cuidado com e-mails promocionais que pareçam suspeitos ou que direcionem você para sites desconhecidos. Vá diretamente ao site da loja para garantir a autenticidade da oferta.

8) Use métodos de pagamento seguros: prefira métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção ao consumidor em caso de problemas com a compra.

9) Mantenha seus dispositivos seguros: certifique-se de que seu computador ou dispositivo móvel tenha software antivírus atualizado para evitar sites fraudulentos.

10) Esteja atento a redes sociais e anúncios on-line: golpistas podem usar redes sociais e anúncios on-line para promover ofertas falsas. Verifique a autenticidade da promoção antes de clicar.

A advogada lembra que a Black Friday não é a única oportunidade para encontrar boas ofertas. Se algo parece suspeito, é sempre melhor ser cauteloso e verificar antes de fazer uma compra.

“O direito de arrependimento, devolução do produto em até 7 dias, nas compras só vale para lojas virtuais. E caso tenha alguma dúvida ou problema, busque um advogado de confiança”, disse.

Seca no Amazonas

A seca histórica que atinge o Amazonas deve afetar a Black Friday deste ano — tradicional dia de liquidações que atrai uma multidão de consumidores. O motivo, segundo a InvestSmart é o aumento de até 50% no valor do frete devido à dificuldade de transporte fluvial.

A estiagem severa tem prejudicado a Zona Franca de Manaus (ZFM), um dos maiores polos industriais do Brasil.

Muitos dos itens da ZFM precisam de insumos para serem produzidos, além disso, após a produção, eles precisam ser transportados para os demais estados do país. A entrada dos insumos e a saída dos itens já produzidos tem sido dificultada pela falta de transporte seguro. Outro ponto negativo é que, para escoar os produtos, o uso de transporte aéreo encarece o produto até chegar à prateleira.

LEIA MAIS: