Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Bolsonaro ataca Enem e afirma que prova é usada para ‘ativismo político’

'Aquilo mede algum conhecimento ou é ativismo político ou ativismo comportamental?', questionou o presidente Bolsonaro

Bolsonaro ataca Enem e afirma que prova é usada para ‘ativismo político’

Foto: Isac Nóbrega/PR

Doha, Catar – Após afirmar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está começando a ficar com a cara do governo, o presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar a prova, nesta quarta-feira (17), e afirmou que a prova não mede conhecimento.

“Olha o padrão do Enem no Brasil… Pelo amor de Deus! Aquilo mede algum conhecimento ou é ativismo político ou ativismo comportamental? A gente não precisa disso”, afirmou o presidente após participar de uma motociata em Doha, no Catar.

Na última semana, servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, afirmam que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo.

Leia mais: Ministro da Educação nega interferência de Bolsonaro nas provas do Enem

“O que eu considero muito é que começa a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém [precisa ficar] preocupado com aquelas questões absurdas do passado, de cair um tema de redação que não tinha nada a ver com nada. É realmente algo voltado para o aprendizado”, afirmou.

Após as declarações, o vice-presidente Hamilton Mourão destacou que o governo federal não alterou as questões do Enem por motivações políticas. “O presidente fez menção a algo que é a ideia dele, tem liberdade para isso. E o Enem está baseado em um banco de dados que foi construído há muito tempo, as questões não estão variando, o governo não mexeu em nenhuma questão de Enem”, garantiu.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou nesta terça-feira (16) qualquer interferência política na elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 21 e 28 deste mês em todo o país. Após reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para tratar da segurança da aplicação das provas, Ribeiro disse que não teve acesso ao conteúdo do exame. 

(*) Com informações do Correio Braziliense

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.