Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Política

Bolsonaro deve ficar nos EUA pelo menos até o final de fevereiro

Bolsonaro planejava voltar ao Brasil no final de janeiro

Bolsonaro deve ficar nos EUA pelo menos até o final de fevereiro

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (Foto: Reprodução/ Instagram)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu prolongar sua permanência em Orlando, nos Estados Unidos, pelo menos até o final de fevereiro de 2023.

Nesse período, Bolsonaro deve continuar hospedado na casa do lutador de MMA José Aldo.

Inicialmente, Bolsonaro planejava voltar ao Brasil no final de janeiro. Após os atos terroristas de (8) de janeiro, porém, foi orientado a ficar mais tempo nos Estados Unidos.

O temor da comitiva de Bolsonaro é de que ele seja alvo de alguma medida cautelar no âmbito das acusações de ter incitado as invasões terroristas na sede dos Três Poderes.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, atendeu a pedido da PGR e incluiu o ex-presidente no rol de investigados pelos atos terroristas de 8 de janeiro.

A decisão do ministro foi proferida no Inquérito (INQ) 4921 e atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apura se o ex-presidente teria incitado a prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito em pronunciamento postado em redes sociais no dia 10 de janeiro.

A publicação golpista foi apagada.

No vídeo, Bolsonaro reiterava a tese infundada de que houve fraude na eleição do ano passado, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presidente da República.

Segundo Moraes, a partir de afirmações falsas, repetidas por meio de redes sociais, se formula uma narrativa que deslegitima as instituições democráticas e estimula grupos de apoiadores a atacarem pessoas que representam as instituições, pretendendo sua destituição e substituição por outras alinhadas ao grupo político do ex-presidente.

LEIA MAIS: