Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Política

Bolsonaro deve oficializar pré-candidatura no fim de janeiro

Presidente deve lançar pré-candidatura ao Planalto no dia 29 de janeiro; convite já foi distribuído a correligionários e dirigentes

Bolsonaro deve oficializar pré-candidatura no fim de janeiro

Foto: Divulgação / PR

BRASÍLIA, DF – O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) deve oficializar sua pré-candidatura à Presidência da República no dia 29 de janeiro. A data é o dia em que o Partido Liberal vai realizar a sua convenção anual. O convite foi distribuído para parlamentares e dirigentes do partido nesta quarta-feira (19).

Bolsonaro está no PL desde o dia 30 de novembro, em evento que marcou a sua filiação. Na ocasião, o presidente disse que sua estadia na sigla seria como um casamento. “Não seremos como marido e mulher, mas seremos como uma família”, disse, na ocasião.

A chegada do presidente à sigla causou mal-estar entre os opositores, como o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM). Após o anúncio da filiação do presidente, Ramos recebeu uma carta do presidente do partido convidando-o a deixar o PL, sob a justificativa de que a presença do deputado, que faz oposição, seria desconfortável para as partes envolvidas. A saída do deputado do partido foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) nesta semana.

Leia mais: Bolsonaro diz que escolher entre ele e o PT ‘não vai ser difícil’

Nos bastidores, os aliados mais próximos ao presidente já começam a coordenar as ações para a campanha eleitoral. Um grupo de trabalho, coordenado pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, já está fazendo as articulações para viabilizar a candidatura de Bolsonaro. O grupo se reuniu no Palácio do Planalto nesta semana para delimitar ações.

O time ainda é composto pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, pelo senador Flávio Bolsonaro e pelo ministro Fábio Faria. Nogueira tem listado as principais ações do governo nos últimos três anos, além das propostas mais promissoras. Flávio Bolsonaro cuida da articulação junto a deputados e senadores, e Fábio Faria tem cuidado da Secretaria de Comunicação e do relacionamento de Bolsonaro com a mídia.

(*) Com informações do site Poder360.

fato