Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Bolsonaro pede ‘compreensão’ ao falar sobre reajuste da PRF

Bolsonaro condicionou a liberação do dinheiro aos policiais federais a um consenso entre as demais categorias do funcionalismo público

Bolsonaro pede ‘compreensão’ ao falar sobre reajuste da PRF

Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) acenou, nesta segunda-feira (21), à Polícia Rodoviária Federal, defendeu “reconhecimento” e “valorização” da carreira dos agentes.

Ao lado dos superintendentes de todas as Unidades da Federação, o presidente pediu compreensão das demais categorias do setor público federal.

“Algumas categorias, ou melhor, todas as categorias merecem ser valorizadas. E quem pudermos salvar na frente, a gente salva. Espero a compreensão das demais categorias e demais servidores do Brasil”, disse em discurso no Palácio do Planalto.

O chefe da nação prosseguiu afirmando que a PRF está incluída nesse conhecimento. “O que queremos é reconhecer o trabalho de todos, e a nossa PRF está incluída nesse rol que merece esse reconhecimento”, completou o chefe do Executivo.

O aumento para categorias específicas passa por vai-e-vens. O presidente disse em 11 de fevereiro que o reajuste dos salários dos policiais federais poderia ficar para o ano que vem, diante da “polêmica” envolvendo as demais categorias.

“Houve uma gritaria geral, muitos servidores querem aumento também. Eu acho que todos merecem aumento, todos merecem realmente porque trabalham, mas a pandemia nos deixou realmente numa situação sem recurso”, justificou o presidente em entrevista à TV Brasil.

Leia mais: ‘Não tenho rabo preso’, diz Moro em nova crítica a Lula e Bolsonaro

Na sanção do Orçamento de 2022, Bolsonaro reservou R$ 1,7 bilhão para o reajuste salarial de policiais federais, irritando cerca de 50 categorias do funcionalismo público federal. Trabalhadores e sindicalistas se mobilizaram para protestos e paralisações.

Bolsonaro condicionou a liberação do dinheiro prometido por ele aos policiais federais a um consenso entre as demais categorias do funcionalismo público. “Se houver entendimento por parte dos demais servidores, que alguns ameaçam greve etc., a gente pretende conceder essa recomposição aos policiais federais, rodoviários federais e agentes penitenciários. Se não houver um entendimento, a gente lamenta e deixa para o ano que vem”, disse o chefe do Executivo em uma das ocasiões.

(*) Com informações Poder360