Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Bolsonaro promete reajustar salários de todos os servidores federais

Presidente disse que o reajuste que pode ser dado aos servidores não é exatamente o que eles merecem, mas é o que o governo pode dar

Bolsonaro promete reajustar salários de todos os servidores federais

Foto: Alan Santos/PR

MANAMA, BAH – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu que vai reajustar o salário dos servidores federais se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios for aprovada no Senado. Bolsonaro deu a declaração durante a visita oficial ao Bahrein, nesta terça-feira (16).

Bolsonaro não explicou de quanto será o reajuste, mas ele avisou que não será o reajuste que os servidores merecem. “Em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que nós podemos dar. A todos os servidores federais, sem exceção”, afirmou.

Leia mais: Lira acredita que houve pressa para filiar Bolsonaro ao PL

Além do reajuste, Bolsonaro ainda prometeu que a atual reforma administrativa não vai atingir os atuais servidores. O presidente ainda disse que só vai realizar os concursos públicos considerados “essenciais”. “Dessa forma, estaremos mostrando responsabilidade”, salientou.

O presidente já havia dito na segunda-feira (15) que pretendia destinar parte dos recursos liberados pela PEC dos Precatórios para reajustar os salários dos servidores. Se a PEC for aprovada, ela vai abrir um espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022, corrigindo o teto de gastos. Segundo o presidente, a inflação acima de dois dígitos justifica o aumento.

A PEC foi aprovada pela Câmara e vai ser votada agora no Senado, alterando o teto de gastos e viabilizando o pagamento do programa substituto do Bolsa Família, o Auxílio Brasil de R$ 400 até o fim de 2022, ano eleitoral.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter