Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Brasil

Botão do pânico contra assédio sexual será instalado em ônibus

Equipamento será usado para denunciar casos de importunação sexual nos coletivos; ferramenta já existe nas opções de assalto e incêndio

Botão do pânico contra assédio sexual será instalado em ônibus

A Guarda Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, anunciou que um botão será instalado nos ônibus da capital para denunciar casos de assédio sexual dentro dos coletivos.

O botão do pânico pretende ajudar na segurança das passageiras e impedir que elas sejam importunadas sexualmente. Em nota, a prefeitura informou que o equipamento já existe nas opções de assalto e incêndio.

Os motoristas serão os responsáveis pelo acionamento da ferramenta.

As passageiras também vão receber apitos para alertarem casos de assédio nos transportes públicos da capital mineira. A previsão é de que a distribuição seja iniciada em novembro.

Leia a nota na íntegra:

“O botão do pânico deverá ser acionado pelo motorista do coletivo, emitindo um alerta que será captado, simultaneamente, pela Transfácil (consórcio das empresas de ônibus), pela coordenação do COP-BH e pelo representante da BHTrans que atua no Centro de Operações. Caberá à BHTrans informar a localização exata do veículo onde ocorreu o assédio sexual. A Guarda Municipal irá interceptar o coletivo e tomar as providências necessárias para o encaminhamento do acusado à delegacia da Polícia Civil, para que seja autuado em flagrante. O equipamento já existia nos ônibus que circulam na capital e precisou apenas ser adaptado, já que no botão constavam apenas as opções: assalto e incêndio. Com a inserção do crime de importunação sexual, motoristas e cobradores passarão por um treinamento, que terá início nesta quarta-feira, dia 24, para saberem como agir no caso específico do assédio.”

*Informações retiradas do R7