Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Buscando retorno à política, Marcelo Ramos propõe melhorias para o descarte de lixo

Após Marcelo Ramos destacar a atitude de Amom como "birra de criança", e aproveita as redes sociais para apontar "soluções" aos antigos problemas de Manaus.

Buscando retorno à política, Marcelo Ramos propõe melhorias para o descarte de lixo

(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – Ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados e ex-deputado federal, Marcelo Ramos (PT) aproveitou, nesta terça-feira (16), para “pegar carona” na bagunça ordenada pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que despejou cerca de seis toneladas de lixo em frente ao Aterro Sanitário, no último sábado (13).

O pré-candidato pelo PT também usou do momento e teceu críticas contra o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Agora, eles querem resolver os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo em Manaus.

Marcelo Ramos evidenciou o posicionamento do secretário Municipal de Limpeza Pública de Manaus (Semulsp), Sabá Reis, que qualificou a atitude de Amom como “birra de criança”. Vale destacar que Marcelo também tem aproveitado as redes sociais para apontar “soluções” aos antigos problemas de Manaus.

“Eu estou aqui às margens do igarapé do Mindu, no São José, onde deveria passar o corredor ecológico do Mindu. Mas o que encontramos foram várias lixeiras viciadas como essa, o que demonstra a precariedade, a falta de qualidade do serviço de coleta contratado pela prefeitura, que custa milhões, mas que não resolve o problema da população”, criticou o ex-deputado.

Agora imagine se a solução que eu oferecesse para esse problema fosse pegar esse lixo, colocar dentro de um caminhão e jogar na frente da lixeira de Manaus. É óbvio que não se resolve o problema da cidade criando factoides.”, disse Marcelo Ramos, se referindo a atitude de Amom, que no último sábado (14), despejou seis toneladas de lixo recolhidos do igarapé do Goiabinha, em frente ao aterro sanitário, situado na rodovia AM-010.

Marcelo ainda disse que vai solucionar o problema de descarte irregular de lixo na cidade, conscientizando a população, mas não deu detalhes de como será realizada a atividade para educar os cidadãos e fiscalizar àqueles que descartam os mais diversos materiais em terrenos baldios, praças e áreas diversas. 

“Nós vamos dar soluções estruturantes para o problema do lixo em Manaus. Primeiro, um trabalho de conscientização da comunidade, em que ela saberá a hora que o caminhão do lixo vai passar e só despejará o lixo próximo da hora da passagem do coletor. Além disso, um programa de conscientização ambiental, de reaproveitamento do lixo, para que nós tenhamos menos custos. E de reciclagem do que é possível ser reciclado.

Inclusive, criando um programa de compensação em que você vai poder trocar lixo reciclável por desconto nos tributos que a prefeitura cobra, e às vezes até por uma moeda comunitária que pode ser criada em cada bairro da cidade de Manaus. Além disso, nós vamos resgatar a ideia do corredor ecológico do Mindu, que o presidente Lula colocou dinheiro pra ser feito e até hoje não foi executado. Aqui onde nós estamos, numa lixeira viciada, nós vamos construir um parque linear com aparelhos sociais e de lazer.E também uma ciclovia”, disse o pré-candidato, que usa a oportunidade para fazer uma espécie de pré-campanha antes mesmo de ter a permissão da Justiça Eleitoral.

Saúde Pública

O descarte irregular de resíduos como móveis, pneus, podas de árvores, lixo doméstico, resíduos de construção civil e até mesmo restos de animais é um problema crônico em todo o Brasil, contudo, o Amazonas é um dos Estados brasileiros que mais cresce quando o assunto é dar adeus ao próprio lixo.

Mas em ano político, os pré-candidatos aproveitam para colocar lupa nos problemas existentes e sempre aparecem com a receita pronta para solucionar o problema.

Molecagem

O episódio do descarte de lixo em frente ao Aterro Sanitário pelo deputado federal Amom Mandel parece que terá outros capítulos.

Na manhã desta terça, o deputado federal Amom gravou um vídeo em que “desafia” a Prefeitura de Manaus a fazer a despoluição, em dez dias, de um igarapé da cidade.

A intenção do parlamentar, segundo Sabá Reis, titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp); é de desgastar a imagem do prefeito David Almeida, que pode disputar a reeleição em outubro. David lidera as pesquisas eleitorais entre os pré-candidatos que configuram o cenário político, na capital do Amazonas.

LEIA MAIS: