Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Câmara aprova MP da desestatização da Eletrobras

Bancada do AM ajudou na aprovação da MP da Eletrobras, com cinco votos a favor e três contra; texto segue para sanção presidencial

Câmara aprova MP da desestatização da Eletrobras

Foto: Agência Senado

BRASÍLIA, DF – Com 313 votos favoráveis, 166 contrários e cinco abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou o texto que prevê a desestatização da Eletrobras. A aprovação da Medida Provisória 1031/21 aconteceu nesta terça-feira (21), em meio à muitos embates entre parlamentares governistas e oposicionistas.

O modelo prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União. Apesar de perder o controle, a União terá uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas a fim de evitar que algum deles ou um grupo de vários detenha mais de 10% do capital votante da Eletrobras.

Leia mais: MP de privatização da Eletrobras segue para o Senado

Em uma conversa exclusiva com o AM1, o deputado Bosco Saraiva (SD), afirmou que se posicionou favorável à privatização incialmente. No entanto, após acompanhar os debater, disse que votou contra a Medida Provisória.

Veja vídeo

A bancada federal do Amazonas votou, em sua maioria, favorável a MP. Átila Lins (PP), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Delegado Pablo (PSL), Marcelo Ramos (PL) e Silas Câmara (Republicanos) votaram favoráveis. Já José Ricardo (PT), Bosco Saraiva (SD) e Sidney Leite (PSD) foram contrários à proposta.

O texto, que já havia sido aprovado no Senado, perderia a vigência nesta quarta-feira e, após a aprovação nas duas casas, será enviada à sanção presidencial.