Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Campanha de prevenção às Hepatites Virais realiza testes rápidos na Fundação Alfredo da Matta

Campanha de prevenção às Hepatites Virais realiza testes rápidos na Fundação Alfredo da Matta

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), a Fundação Alfredo da Matta (FUAM) estará intensificando a oferta de testes rápidos para diagnóstico de Hepatites B e C. A ação faz parte da campanha de prevenção à doença, que acontece durante todo este mês, na capital e nos 61 municípios do interior. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. O atendimento na FUAM será de 8h às 12h.

No dia 26 de julho, a programação da campanha será na Fundação Adriano Jorge (FAJ), com a intensificação da oferta de exames, no horário de 8h às 12h. O encerramento das atividades será no Dia Mundial das Hepatites (28 de Julho), na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado  (FMT-HVD), com a oferta de testes rápidos para a população.

Durante as ações em Manaus, a expectativa é que cerca de 3.600 pessoas façam o exame. A campanha de prevenção às Hepatites Virais é organizada pela Coordenação Estadual de IST/AID’s e Hepatites Virais, que atua vinculada à  FMT-HVD.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações graves, como insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado. No período de janeiro 2001 a dezembro de 2016, o Amazonas registrou aproximadamente 15 mil casos de Hepatites Virais. Os municípios com maior incidência da doença são Manaus, Eirunepé, Lábrea, Coari, Boca do Acre, Tefé, Manacapuru, Fonte Boa e Atalaia do Norte.

 A coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, explica que a doença pode ser transmitida por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes, como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, e também escova de dentes. A Hepatite também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gestação.

Fonte: Assessoria de Imprensa