Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Política

Campanha eleitoral começa oficialmente a partir do dia 16 de agosto; confira o calendário

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos à votação

Campanha eleitoral começa oficialmente a partir do dia 16 de agosto; confira o calendário

Foto: reprodução

Dia 05 de agosto é o último dia que os partidos têm para definir a escolha dos seus candidatos e, depois desse dia, a campanha começa oficialmente. Os encontros e convenções precisam ser realizadas pelos diretórios nacional e estadual, servem para oficializar candidaturas dos nomes que devem disputar os mais diversos cargos nas eleições deste ano – de deputado estadual a presidente da República.

Para este pleito, mais de 156 milhões de eleitores estão aptos à votação. Com os nomes oficializados nas atas das convenções, as legendas têm até o dia 15 de agosto para apresentar os registros ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Acompanhe agora o calendário oficial das eleições 2022.

5 de agosto:  último dia para realização das convenções em que os partidos e federações escolhem os candidatos

15 de agosto: último dia para que os partidos políticos e federações registrem os candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital (no caso do Distrito Federal)

Leia mais: Rivais nas eleições, Lula convida Janones para conversar sobre possível aliança no 1º turno

  • 16 de agosto: início da propaganda eleitoral, incluindo na internet e por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou passeata. Além disso, até 01 de outubro, as disputas eleitorais podem utilizar alto – falantes e amplificadores de som entre os horários de 08h às 22h.

  • 18 de agosto: é o último dia que o eleitor pode registrar para o voto em trânsito e indicar o lugar que pretende votar, caso esteja fora do munícipio que costuma votar. Segundo o TSE, os cidadãos que estão fora de sua cidade, mas no mesmo estado, podem votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Leia mais: Bolsonaro e Lula lideram ranking de rejeição entre eleitores, aponta Datafolha

  • 26 de agosto é o início do horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão, a exibição acontecerá até o dia 29 de setembro. Ainda dia 28 de agosto é o último dia para verificação de sistemas de fiscalização. Dia 30 de agosto o eleitor já pode consultar o aplicativo ou site para obter informações da sua seção de votação.
  • 29 de setembro estão permitidos comícios e aparelhagem sonora fiz, entre 08h às 00h. Dia 30 do mesmo mês, estão autorizadas propagandas pagas através da internet e em jornais impressos, com limite de dez anúncios para cada candidato por veículo.

Setembro:

  • 09 de setembro: é a data no qual os partidos e candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral sua prestação de contas. Dia 12 de setembro é o último dia para avaliação das candidaturas. Este é o dia em que se sabe quais campanhas têm legalidade para disputar as eleições.


Outubro:

  • 01 de outubro é o último dia para divulgar publicamente candidaturas e dia 02 de outubro acontece o primeiro turno das eleições 2022. A votação acontecerá de 08h às 17h. A partir das 17h começa a apuração para a divulgação do resultado.