Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Manchete

Candidatos destacam saúde, orçamento e corrupção no debate da Band Amazonas

Candidatos destacam saúde, orçamento e corrupção no debate da Band Amazonas

Seis candidatos que participaram do debate da Band Amazonas falaram de orçamento, condições da saúde e combate à corrupção. (Foto: Divulgação)

Seis candidatos que participaram do debate da Band Amazonas falaram de orçamento, condições da saúde e combate à corrupção. (Foto: Raphael Bonini/Band Amazonas)

A Band Amazonas realizou nesta segunda-feira, 17, o primeiro debate entre candidatos ao Governo do Amazonas na eleição suplementar de 2017. O programa foi uma oportunidade para o confronto de ideias entre os proponentes.

Participaram do debate da Band Amazonas: José Ricardo (PT), Liliane Araújo (PPS), Luiz Castro (REDE), Marcelo Serafim (PSB), Rebecca Garcia (PP) e Wilker Barreto (PHS).

Os candidatos Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) não compareceram ao debate. A ausência deles foi demonstrada com os assentos vazios.

Como uma eleição suplementar determinada pelo julgamento de esquema de compra de votos, e onde o eleito terá pouco mais de um ano de gestão, o debate foi marcado pelas discussões das finanças e da corrupção.

Com o orçamento de 2018 já aprovado pela Assembleia Legislativa (Aleam), os candidatos focaram suas respostas em gestão, relembrando a carreira, como Wilker Barreto e Rebecca Garcia, ou como projeto de governo, como Luiz Castro e José Ricardo.

O tema corrupção foi um dos assuntos mais falados durante o debate. Liliane Araújo foi uma das candidatas mais enfáticas ao se distanciar dos outros candidatos, alegando representar uma política desconectada dos grupos que governaram o Amazonas.

Outros candidatos abordaram a necessidade de transparência nas contas do Governo do Amazonas.

Na área de segurança, Marcelo Serafim falou da criação de uma unidade como o BOPE do Rio de Janeiro no Amazonas, além de indicar que vai colocar policiais para monitoramento dos presídios.

A saúde também foi destaque no debate da Band Amazonas. Os candidatos criticam a gestão atual pelas condições na saúde e prometam mais investimentos em gestões e em projetos que otimizem o serviço.

O Twitter da Band Amazonas acompanhou em tempo real o debate. Nesta terça-feira, 18, será disponibilizado a íntegra do debate.

*com informações da Band Amazonas