Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Diretório do PSOL afirma que candidatura de Marcelo Amil ao governo do AM não vale

Em nota, o Diretório Estadual do PSOL afirmou que a candidatura de Amil e dos demais candidatos 'não condizem com a realidade'

Diretório do PSOL afirma que candidatura de Marcelo Amil ao governo do AM não vale

Foto: Divulgação

Manaus – As polêmicas internas do PSOL Amazonas ganharam mais um capítulo. Desta vez, o diretório do partido afirmou que a candidatura de Marcelo Amil para disputar o Governo do Estado do Amazonas não procede. Por outro lado, Amil continuará a campanha para o pleito, de acordo com a assessoria.

A nota do diretório do PSOL foi publicada no mesmo dia em que Amil realizou a convenção partidária para oficializar a candidatura ao governo, nesse domingo (31). “Recebo com muita honra e coragem a missão de carregar a bandeira do partido nesse momento histórico. Uma eleição em que mais do que projeto de nação, está em jogo a democracia”, disse na ocasião.

Leia mais: Primeiro dia de sessão na CMM após volta das férias começa com mais de 20 ausentes

A presidente estadual do PSOL, Rosilane Almeida, ainda destacou que a escolha ocorreu de forma democrática, sem pôr o interesse pessoal acima da democracia. “Esta é uma decisão cordial, democrática e que trata com respeito todos os que fazem parte da militância do PSOL”, afirmou.

Foto: Divulgação

No entanto, o diretório classificou a candidatura de Amil, assim como os nomes para os outros cargos, como “fake news” e “revelia das decisões oficiais do partido, bem como seus supostos resultados não têm validade e não condizem com a realidade”.

A nota assinada pelo diretório estadual pontuou que as pré-candidaturas ao governo e ao Senado foram escolhidas em Conferência Eleitoral, a qual foi realizada no dia 16 de julho, sendo indicados os nomes do médico indígena Israel Tuyuka e da oficial de Justiça Marília Freire.

Leia mais: “Para de prejudicar o Amazonas”, afirma Omar após Bolsonaro assinar novo decreto contra à ZFM

Outro lado

Em nota, a presidente estadual do PSOL afirmou que a convenção partidária foi legítima e o registro da Ata da Convenção foi legitimada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), nesta segunda-feira (1), que oficializa as candidaturas de Marcelo Amil e Luiz Carlos Marques ao Governo do Amazonas, de Herbert Amazonas ao Senado, assim como dos demais candidatos.

“Qualquer outra reunião ou decisão sem a anuência do órgão máximo eleitoral não é válida”, destacou a presidente do partido. Ao Portal AM1, a assessoria de Marcelo Amil afirmou que o candidato seguirá em campanha e não se pronunciará sobre o assunto.

Foto: Divulgação