Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Manchete

Carlos Souza diz que está buscando recursos para coibir novos soterramentos em Manaus

Carlos Souza diz que está buscando recursos para coibir novos soterramentos em Manaus

Carlos Souza reuniu-se com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Renato Newton Ramlow (Assessoria de Imprensa)

Brasília*

Em audiência, com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC – Renato Newton Ramlow, nesta quarta-feira, o deputado federal Carlos Souza (PSD-AM), solicitou ao governo federal, a liberação de  recursos para a prefeitura de Manaus e todo o estado,  o intuito é evitar a ocorrência de novas mortes por soterramento, causadas por deslizamento de terras, devido as chuvas.

O Secretário Renato Newton, assegurou ao parlamentar, que vai levar o pleito ao Ministro Helder Barbalho, para avaliar a liberação de verba para o Amazonas. “A causa é de extrema relevância, levarei essa questão para o Ministro, para avaliarmos possíveis soluções, não podemos permitir que essas pessoas continuem arriscando suas vidas”, destacou.

De acordo com o parlamentar, a cidade de Manaus precisa de mais investimentos em infraestrutura, porque as áreas de risco de desabamento e alagamentos, já são mapeadas pela Defesa Civil do estado. ”Eu estou indignado com a situação das famílias que vivem nessas áreas de risco e que em todos os anos sofrem com a temporada de chuva, precisamos realocá-los para terrenos seguros”. Afirma o deputado.

Período típico

O estado do Amazonas está sob a incidência do chamado “Inverno Amazônico” antecipado. Enquanto em outras regiões do Brasil o fim de ano é sinônimo de verão, no Amazonas ocorre o chamado “Inverno Amazônico”, em razão da grande incidência de chuvas que ocorrem, normalmente, entre os meses de dezembro e maio, e com ele as tragédias.

No último mês de setembro, duas pessoas morreram soterradas em um deslizamento de terras, na Zona Norte de Manaus. Além disso, de acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Amazonas, foram registradas diversas ocorrências como, queda de muros, tombamento de árvores e pontos de alagamento em vias.

Para  Souza, investir em prevenção é a melhor forma de evitar que outras vidas sejam ceifadas no Amazonas, já que um levantamento realizado pela Defesa Civil e pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM),  mostraram um quadro preocupante na cidade.

Mais de 700 áreas de risco de deslizamentos foram identificadas em Manaus. No levantamento, ainda, foram mapeadas 851 moradias vulneráveis em áreas de risco geológico considerado “muito alto”, em 14 bairros de Manaus, sendo a maioria delas nas zonas Norte e Leste da cidade. “. Reforça Carlos Souza.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa