Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Casamento coletivo gay deve acontecer no mês de setembro, em Manaus

Segundo a OAB, as inscrições já estão encerradas. A procura pelo casamento foi grande e já existe até uma fila de espera.

Casamento coletivo gay deve acontecer no mês de setembro, em Manaus

(Foto: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – 50 casais homoafetivos irão oficializar a união no dia 18 de setembro de 2023, às 9h, no auditório da Ordem dos Advogados Amazonas – OAB/AM, no 2º casamento coletivo LGBTQIAPN+ da Região Norte. A realização da cerimônia é de responsabilidade da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas – CAAAM.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas, Alberto Simonetti Neto, falou sobre a importância do casamento.

“O casamento é um direito civil e constitucional, nós devemos isso à sociedade. Tenho certeza que a iniciativa da CAAAM vai abrir portas para muitos outros casamentos coletivos”, disse.

O primeiro casamento coletivo LGBT da Região Norte foi realizado em 2014 pela Ordem dos Advogados do Amazonas – OAB/AM. Na época, a instituição era presidida também por Alberto Simonetti Neto. “Foi um momento histórico e marcante para muitos casais, e é por isso que vamos realizar novamente o casamento coletivo”, enfatizou.

As inscrições já estão encerradas. A procura pelo casamento foi grande e já existe até uma fila de espera. A coordenadora do evento, e vice-presidente da Comissão LGBTQIAP + da CAAAM, Fernanda Monteiro, falou sobre a procura pelo casamento.

“As vagas encerraram na pré-inscrição, mas esse é só o primeiro casamento que a comissão está realizando, em breve vamos celebrar muito mais uniões, com certeza”, enfatizou.

O presidente da Comissão LGBTQIAP+ da CAAAM, Marcel Moura, também enfatizou a importância de realizar o casamento coletivo.

“O casamento se tornou algo maior do que esperávamos e isso é maravilhoso, pois a ideia de ajudar na realização deste sonho de muitos, ultrapassou o vínculo entre os casais e atinge toda uma sociedade e é aí que mostramos o nosso papel”, ressaltou.

Parceria

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Gerência de Diversidade e Gênero, é uma das parceiras da ação. A pasta, que possui uma executiva de Direitos Humanos, está apoiando na execução e organização do evento junto à CAAAM.

Além disso, a equipe da Sejusc será responsável pelos registros fotográficos e audiovisuais do evento, dando visibilidade à causa, que é uma das frentes de atuação do órgão.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Carpê fica em cima do muro quando o assunto é casamento gay

Carpê tenta acalmar eleitores conservadores e diz ser contra casamento gay

Traída mais de 16 vezes, Maíra Cardi anuncia fim do casamento com Arthur Aguiar