Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Cassado, Antônio Peixoto perde o cargo de vereador em Manaus

O parlamentar perdeu a cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa legislativa. 

Cassado, Antônio Peixoto perde o cargo de vereador em Manaus

(Foto: Emerson Olliver/CMM)

Manaus (AM) – Antônio Peixoto do Partido Agir36 foi cassado do cargo de vereador. O parlamentar perdeu a cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quinta-feira (4), às vésperas do fechamento da janela partidária. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa legislativa.

A cassação do agora ex-vereador Peixoto se deu porque o Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão, que o elegeu em 2020, com apenas 2.450 votos, é acusado de praticar fraude na cota de gênero e com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) manteve a cassação dele.

Conforme o TRE-AM, o partido fraudou a cota de gênero nas Eleições Municipais de 2020, uma vez que uma das 18 candidatas da sigla não teve nenhum voto nas urnas – nem o dela próprio – e também não realizou atos de campanha. Conforme a legislação eleitoral vigente, cada partido deve ter pelo menos 30% de candidaturas femininas em eleições proporcionais.

Antes da decisão ser divulgada, o Portal AM1 chegou a falar com Peixoto, que disse, por meio da assessoria, que iria permanecer no Agir36.

Com isso, Isaac Tayah, autor da ação na Justiça Eleitoral do Amazonas contra Peixoto, em 2020, assume a vaga em aberto.

cassado-antonio-peixoto-perde-

LEIA MAIS: