Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Chalub decreta ‘lockdown’ no TJAM para impedir ataque de hacker

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sofreu ataque hacker há uma semana e, até hoje, o sistema não foi totalmente restabelecido

Chalub decreta ‘lockdown’ no TJAM para impedir ataque de hacker

Foto: Chico Batata - TJAM

Após o ataque de hacker ao sistema eletrônico do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, tomou atitude para evitar o mesmo. O magistrado determinou a suspensão de todos os serviços judiciais.

A medida serve para que os protocolos de segurança de todo o acervo tecnológico do TJAM sejam alterados até a próxima quinta-feira (12), conforme determinação de Chalub em portaria divulgada nesta terça-feira (10).

Por conta do referido serviço, foram suspensas, no âmbito do 1.º e 2.º graus, os prazos processuais e audiências. Essas atividades serão retomadas na próxima sexta-feira (13).

Também estarão suspensas nesse período as sessões do Tribunal Pleno, Conselho da Magistratura e Câmaras Reunidas, as quais serão retomadas nas próximas sessões.

Ataque ao STJ

O ataque hacker no sistema de informática do STJ ocorreu na última terça-feira (3). Até hoje a área técnica do tribunal tenta reestabelecer a segurança no sistema.

Existe a informação de que os dados de inúmeros processos possam nem ser recuperados, pois o hacker criptografou as ações.

 

(*) Com informações da assessoria