Manaus/AM – Com previsão de gasto de mais de R$ 100 milhões, só em 2022, por meio de prorrogação contratual para publicidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, ainda quer gastar mais verba pública com campanha de incentivo ao pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Na segunda-feira (21), chegou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Lei feito por David Almeida para realização de campanha publicitária para incentivar a população manauara a fazer o pagamento do IPTU. Dois dias depois, sem uma mínima discussão, o PL foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da CMM.
Com isso, os parlamentares autorizam a Prefeitura de Manaus a “promover campanha anual de incentivo ao pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), por contribuinte pessoa física, mediante realização de sorteios de prêmios, e dá outras providências”.
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O novo eventual gasto com campanha publicitária ocorre no momento em que David Almeida, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), comandada por Israel Conte, já estima uma despesa de R$ 116,8 milhões em contratos prorrogados com agências publicitárias.
Conforme apuração do Portal AM1 no Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus, Almeida iniciou a renovação de cinco contratos milionários de publicidade.
Entre eles está a 7 Comunicação e Serviços Empresariais Ltda, no valor de R$ 2,5 milhões; Agência de Interatividade e Marketing Ltda, no valor de R$ 14,2 milhões, até março de 2022; Digital Comunicações Ltda. no valor de R$ 50 milhões, até junho de 2022; Mene e Portella Publicidade Ltda. no valor de R$ 50 milhões, até junho de 2022; e com a empresa In.Pacto Comunicação Corporativa e Digital SS no valor de R$ 9 milhões, até julho de 2022. Os contratos totalizam R$ 116.815.000,00 e foram firmados em 2020 com vigência até 2021 e aditivados até 2022.
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Todas essas empresas prestam serviços de publicidade e propaganda, incluindo serviços gráficos, videodocumentação, além da produção de peças e campanhas publicitárias, entre outros. Mas, mesmo assim, o prefeito David Almeida pediu autorização aos vereadores para gastar mais verba com o serviço.
Personificação
Um exemplo prático do trabalho milionário dessas empresas é o ‘mascote’ da administração municipal, denominado ‘Davizinho’. Um vídeo publicitário com o ‘mascote’ incentiva a atualização da caderneta de vacinação de crianças.
Mas a animação representa o prefeito David Almeida, numa possível espécie de personificação da Prefeitura de Manaus. Ou seja, gastando mais de R$ 100 milhões com publicidade, o prefeito usa as campanhas, especificamente esta da vacinação, para associar a Prefeitura de Manaus à sua imagem.
Tais práticas de David Almeida contrariam o próprio discurso dele, no período de campanha eleitoral e no início do mandato, no qual criticava os gastos de publicidade feitos pelo ex-prefeito Arthur e dizia que iria reduzi-los drasticamente. Agora, o prefeito não só renova os aditivos contratuais, como também faz novos gastos com publicidade e comunicação.
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