Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Omar Aziz e Arthur Neto disputam voto a voto no Senado, aponta especialista em pesquisa

Omar Aziz e Arthur Neto disputam voto a voto no Senado, aponta especialista em pesquisa

Manaus, AM – A corrida pela vaga no Senado Federal no Amazonas, de acordo com o especialista em pesquisas eleitorais, Afrânio Soares, será das mais emocionantes. O especialista analisou, em conversa com a equipe de reportagem do Portal AM1, que a briga pela vaga em Brasília será equilibrada, mas que a única vaga ficará entre o atual senador Omar Aziz (PSD) e Arthur Neto (PSDB).

Coronel Alfredo Menezes (PL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, ambos do PL, correm por fora. É a zebra da disputa. Além dos três pré-candidatos, também aparecem outros na corrida eleitoral, mas não conseguirão emplacar na disputa.

“No Senado, as opções estão mais claras. Nós temos o senador Omar Aziz, que vem disputando a sua própria reeleição, o ex-senador Arthur Neto, que também vem forte e o Coronel Alfredo Menezes, que representa o bloco de eleitores do presidente Bolsonaro. Esses são os três mais importantes”, comentou.

Leia mais: Disputa pelo Governo do AM tem muitos nomes, mas poucos com chances reais, diz especialista

Além dos três pré-candidatos, a disputa pelo Senado também conta com Luiz Castro (PDT) e Chico Preto (Avante). De acordo com Afrânio, Luiz Castro se destaca nessa disputa por conta da última eleição, em que conseguiu emplacar o terceiro lugar na corrida e quase o lugar do senador Eduardo Braga (MDB).

Foto: Reprodução

“Luiz Castro já concorreu nas últimas eleições e fez um excelente papel, quase tira o senador Eduardo Braga”, comentou. Soares também afirmou que, provavelmente, Chico Preto ficará de fora das eleições para o Senado a pedido do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

“Eu acredito que o prefeito vá solicitar ao Chico que não dispute para o Senado e sim para deputado federal, que assim aumentam as chances de o Avante de fazer um deputado federal”, afirmou.

Leia mais: Wilson Lima reforça apoio a Bolsonaro após UB preparar candidatura à Presidência: ‘não muda’

O especialista também afirmou que o MDB deve ficar de fora das eleições para o Senado após a saída do deputado estadual Fausto Júnior (UB). “O PSC e PP devem lançar algum candidato, mas não saberia dizer quais são ainda. E o Solidariedade, do Ricardo Nicolau, não deve ter chapa para federal”, disse.

De acordo com ele, a briga para o Senado “está boa”, mas que o foco das eleições será entre Arthur Neto e Omar Aziz. “Em Manaus, o Arthur aparece na frente, pouca coisa, mas aparece na frente. No interior, o Omar está à frente do Arthur e isso equilibra o jogo e qualquer um pode vencer”, destacou.

O especialista ainda comentou que o Coronel Menezes também aparece na corrida em Manaus, mas que o desempenho do político no interior não anda tão bem. “A briga vai ser boa, mas a briga vai ficar entre o Omar Aziz e o Arthur Neto”, declarou.