Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Mundo

Chile elege Gabriel Boric como novo presidente

Gabriel Boric, novo presidente do Chile, tem 35 anos de idade, e conta com o apoio de líderes de esquerda na América do Sul, como Lula

Chile elege Gabriel Boric como novo presidente

Foto: Divulgação

SANTIAGO, CHI – O Chile elegeu o socialista Gabriel Boric, da coligação Apruebo Dignidad, como seu novo presidente neste domingo (19). Boric, de 35 anos, venceu o processo eleitoral contra o advogado direitista José Antonio Kast, da aliança Fronte Social-Cristão.

Kast reconheceu a derrota e ligou para Boric ainda na noite deste domingo. Ele reconheceu a vitória de seu adversário por um post no Twitter. “Acabei de falar com Gabriel Boric e parabenizá-lo pela grande vitória. A partir de hoje é o presidente eleito do Chile, e merece todo o respeito e colaboração construtiva. Chile em primeiro lugar”, escreveu.

Pelo Twitter, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) classificou a vitória de Boric como “consagradora”, e disse que ela “reescreve a história do Chile”. “A vitória consagradora de @gabrielboric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de Pinochet”, escreveu a ex-presidente.

Leia mais: Escolha presidencial no Chile vai ao segundo turno

O ex-presidente Lula também parabenizou o ex-líder estudantil pela conquista. “Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”, disse.

Porcentagem

Boric, que é deputado e ex-líder estudantil, tinha 55,85% dos votos válidos por volta das 19h (horário de Santiago), enquanto Kast tinha 44,15%, com 98,76%. O esquerdista vai suceder Sebastian Piñera e ocupar a presidência do Chile pelos próximos quatro anos, a partir de 2022.

O resultado deste domingo é completamente diferente do primeiro turno, em 21 de novembro. Na ocasião, Kast ficou em primeiro lugar nas eleições, com 27,91% dos votos, e Boric em 25,82%. O vitorioso em um dos turnos precisa ter mais de 50% dos votos válidos.

Cenário parlamentar

Em novembro, o Chile também elegeu também todos os 155 deputados e 27 dos 50 senadores A aliança liderada por Gabriel Boric conquistou 37 assentos no parlamento enquanto a Fronte Social-Cristão, de Kast, elegeu 15 parlamentares. A maior vencedora, entretanto, foi a aliança Chile Podemos Más. Ela levou 53 cadeiras no parlamento, e é formada por partidos apoiadores de Sebastian Piñera.

O Chile tem um novo desafio pela frente, que é o referendo da nova Constituição do país. A nova Carta Magna chilena foi escrita por maioria progressista, e deve estar alinhada mais às propostas de Boric do que às de Kast.

(*) Com informações da CNN Brasil.