Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Mundo

Chile exclui empresas de Israel de feira internacional de aviação

O ministério da Defesa disse apenas que foi uma decisão do governo do Chile, sem dar mais detalhes do porquê Israel estará de fora.

Chile exclui empresas de Israel de feira internacional de aviação

(Foto: Montagem/Ricardo Stuckert/(PR)/Divulgação/FIDAE)

Internacional – O governo do Chile informou nesta terça-feira, 5, que empresas de Israel não participarão da Feira Internacional do Ar e Espaço (Fidae), considerada a maior exposição aeroespacial, de defesa e segurança da América Latina e uma das maiores do mundo. O evento será realizado no próximo mês, em Santiago, com empresas de 40 países. Em breve comunicado, o ministério da Defesa disse apenas que foi uma decisão do governo do Chile, sem dar mais detalhes do porquê Israel estará de fora.

O governo de Gabriel Boric tem sido crítico à guerra na Faixa de Gaza, lançada após o ataque terrorista do Hamas, que matou 1,2 mil pessoas e levou mais 240 como reféns em Israel. O Palácio de La Moneda condenou o atentado, mas considera que a resposta de Tel-Aviv é “desproporcional”.

Insatisfação

Boric chamou de volta o embaixador chileno em Tel-Aviv, Jorge Carvajal, como gesto de insatisfação pelos bombardeios no enclave, ainda no começo do conflito.

“O Chile condena veementemente e observa com grande preocupação que estas operações militares – que neste momento do seu desenvolvimento implicam punição coletiva da população civil Palestina em Gaza – não respeitam as normas fundamentais do Direito Internacional”, escreveu Boric na época.

Do lado palestino, o conflito já deixou mais de 30 mil mortos, segundo o ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

(*) Com informações do Estadão Conteúdo

LEIA MAIS: