Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Cinco prefeituras do AM não fizeram prestação de contas, segundo TCE

Cinco prefeituras do AM não fizeram prestação de contas, segundo TCE

TCE está de olho em contratos temporários (Foto: Divulgação)

Devido a não apresentação da prestação de contas anual ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), cujo o prazo se encerrou em março deste ano, os conselheiros autorizaram, por unanimidade, a abertura do processo de tomada de contas dos municípios de Alvarães, Atalaia do Norte, Caapiranga, Itapiranga e Tapauá. A condução da tomada de contas será realizada pelas câmaras municipais que, depois de notificadas, terão o prazo de 90 dias para realizar o procedimento.

Foto: Divulgação

Além das cinco prefeituras, outras três entidades da administração indiretas do interior também deixaram de prestar contas com o TCE e terão intervenção por meio de tomada de contas, entre elas o Consórcio Público de Saúde do Alto Solimões (Asavida); o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Lábrea (Lábreaprev) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto da Eva (Saae).

Realizada pela Secretaria-geral do Controle Externo do TCE, (Secex), a identificação dos órgãos inadimplentes aconteceu após o término do prazo final para entrega das prestações de contas anuais de 2017 ao TCE, cujo o prazo foi prorrogado do 31 de março prorrogado para o dia 2 de abril passado.

A tomada de contas é uma ação procedimental desempenhada pelas câmaras municipais, no caso dos municípios, e pela Assembleia Legislativa, no caso do governador, se houver a necessidade. Após o prazo de 90 dias, as câmara têm um prazo de dez dias para enviar, com relatório final, a tomada de contas ao Tribunal Pleno. Caso não seja cumprido o prazo determinado, o TCE irá instaurar a tomada de contas especial e irá à prefeitura.

Conforme o secretário-geral de Controle Externo, Stanley Scherrer, a tomada de contas se faz necessária para não atrapalhar as inspeções ordinárias da Corte de Contas em 2018. “Já estão incluídas, no prazo de 90 de dias, a concessão de oportunidade e dilatação para o exercício do contraditório e a emissão do relatório final”, comentou.

Serão notificados os responsáveis pelas prefeituras, Edy Rubem Tomas Barboza, prefeito de Alvarães; Nonato do Nascimento Tenazor, prefeito de Atalaia do Norte; Antônio Ferreira Lima e Moisés da Costa Filho, prefeito de Caapiranga; Denise de Farias Lima, prefeita de Itapiranga e José Bezerra Guedes e Hilário Ramiro de Abreu Filho, prefeito de Tapauá.

 

 

*Com informações da Assessoria