Manaus, 22 de maio de 2024
×
Manaus, 22 de maio de 2024

Política

Ciro Gomes ‘lança’ nome de Hissa Abrahão à Prefeitura de Manaus

Vice-presidente nacional do PDT está na capital amazonense para uma agenda de dois dias e afirmou que, pelo "seu gosto", o ex-deputado federal é o candidato do partido

Ciro Gomes ‘lança’ nome de Hissa Abrahão à Prefeitura de Manaus

Ciro Gomes vê com bons olhos pre-candidatura de Hissa Abrahão à Prefeitura de Manaus (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

“O Hissa sabe da determinação do partido, é uma pessoa muito respeitada e querida. Sabe que a tarefa não será simples. Vai examinar com prudência e abrir o diálogo com todo mundo. Mas pelo meu gosto ele é o candidato, sim”. A declaração é do vice-presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, que chancelou o nome do ex-vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão, como candidato do partido nas eleições municipais de 2020.

Ciro está em Manaus para uma agenda de dois dias onde, na noite desta quinta-feira, 28, participou de um encontro com militantes do PDT local no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

“Nós da direção nacional tiramos a diretriz que o PDT vai lançar candidato próprio em todas as cidades e capitais com mais de 300 mil habitantes. Vamos oferecer ao povo brasileiro uma alternativa ao bolsonarismo e ao petismo. Principalmente nessas cidades mais politizadas. E o Hissa sabe dessa determinação do partido”, afirmou Ciro Gomes.

Questionado se já está articulando a sua campanha para prefeito, Hissa Abrahão foi cauteloso, porém confirmou sua pré-candidatura à prefeitura. “Estamos avaliando (a candidatura) e há um caminho propício para chegar em março ou abril com a possibilidade de candidatura, sim”, revelou.

Ciro Gomes ministrou palestra sobre desenvolvimento na Ufam (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

Zona Franca de Manaus

Ciro Gomes criticou e chamou de “proposta estúpida” a intenção do governo Bolsonaro de abrir a Amazônia para o garimpo. “Isso é uma proposta estúpida e só possível de ser afirmada por alguém que nunca conheceu o Brasil de verdade. Bolsonaro explora um sentimento de abandono do povo amazônida tem em relação ao poder central. E teve uma votação extraordinária por causa disso. Porém, é um grosseiro equívoco (o garimpo)”, declarou Ciro.

Para Ciro é preciso a criação de incentivos fiscais adicionais para levar o Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para os municípios do interior. “É preciso verticalizar e interiorizar o modelo dela (ZFM), porque ao longo do tempo o governo central abandonou esses esforço”, disse.

Renúncia

Ciro afirmou que nos próximos 2 anos o país passará por pressões em decorrência “da falta de escrúpulos do presidente Bolsonaro” mas que o “mundo político não cometerá o mesmo erro do impeachment da Dilma”.

“Existem bastidores e conversas onde todo mundo está assustado com a absoluta falta de escrúpulos do Bolsonaro. Como ele consegue criar problemas desnecessários, como erodiu as relações internacionais do país. Nós estamos numa situação onde ninguém quer o impeachment, mas todo mundo está vendo que do jeito que está não vai dar. Eu tenho um palpite que nos próximos dois anos, ele (Bolsonaro) irá renunciar”, declarou Ciro Gomes.