Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

CMM dificulta que eleitor tenha acesso a vídeo em que vereadores batem boca

O vídeo da transmissão ao vivo de quarta-feira (27) foi retirado do ar um dia após vereadores discutirem durante sessão plenária.

CMM dificulta que eleitor tenha acesso a vídeo em que vereadores batem boca

(Foto: CMM/YouTube/Reprodução)

Manaus (AM) – A transmissão do Grande Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) de quarta-feira (27) foi retirada do ar um dia após os parlamentares discutirem durante a sessão plenária transmitida ao vivo pelo canal da CMM no YouTube.

A sessão também ficou marcada pela inabilidade do presidente da Casa legislativa, vereador Caio André (Podemos), em conter os ânimos dos colegas em meio à confusão generalizada, que iniciou após a vereadora Professora Jacqueline (UB) denunciar as demissões irregulares de gestores da rede pública de ensino por, segundo ela, razão “vil”. Leia aqui a matéria completa sobre a discussão.

As publicações são organizadas conforme a data de veiculação, porém, a transmissão ao vivo do dia 27 não aparece na sequência, como mostra a imagem abaixo.

(Fonte: YouTube/Reprodução)

Questionada pelo Portal AM1, a Diretoria de Comunicação da CMM negou que havia retirado o conteúdo e enviou o link. “A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que o departamento técnico da Casa Legislativa não registrou qualquer falha durante a transmissão e que nenhum trecho do Grande Expediente foi retirado do ar durante a Sessão Plenária do dia 27 de fevereiro”, diz a nota.

Porém, na lista de publicações ao vivo, não aparece a transmissão do dia 27. As publicações referentes a este dia são somente os programas de noticiário “CMM Notícias” e “Bom dia Câmara”. Na sequência, aparece novamente o CMM Notícias do dia anterior, 26 de fevereiro.

Neste caso, o que ocorre é que, quando o eleitor fizer a busca pela sessão do dia 27, não será possível encontrar, pois não está disponível na grade.

Para ter acesso ao vídeo, o eleitor deve clicar na aba de busca e digitar “sessão plenária 27”, referente ao dia da sessão que deseja acessar.

(Fonte: YouTube/CMM)

No Facebook, rede social em que a transmissão ao vivo também é feita de forma simultânea com o YouTube, a sessão plenária também não aparece mais, somente os programas “Bom dia Câmara” e o “CMM Notícias”.

Veja:

camara-municipal-dificulta-que

(Foto: Reprodução/Redes Sociais/ Facebook – CMM)

Ranking de transparência

Não é à toa que a CMM caiu de posição no ranking de transparência do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) divulgado no dia 30 de novembro de 2023. O resultado foi após levantamento de dados e análise de entidades como a Atricon, (TCE-MT), (TCU), Abracom, Conaci, CNPTC e Instituto Rui Barbosa.

(Fonte: MPC-AM)

Sob a gestão de Caio André, a Câmara Municipal de Manaus aparece na 13ª posição ranking, atrás das câmaras de Parintins, Carauari, Lábrea, Presidente Figueiredo, Humaitá, Anori, Iranduba, Pauini, Alvarães, Codajás e Uarini.

O ranking leva em consideração as informações de contratos, despesas, diárias, informações institucionais, licitações, obras, ouvidoria, convênios e transferências.

 

LEIA MAIS: