Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Com Amazonino e David no 2º turno, veja quem os candidatos derrotados apoiariam

Amazonino Mendes e David Almeida são os líderes das pesquisas na eleição para a Prefeitura de Manaus

Com Amazonino e David no 2º turno, veja quem os candidatos derrotados apoiariam

As eleições municipais em Manaus indicam que os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) devem definir quem será o prefeito de Manaus em um eventual segundo turno. É o que mostram as últimas pesquisas da Perspectiva e do DMP/Tiradentes. Neste cenário, as alianças e apoios no segundo turno já podem ser avaliados, levando em consideração o histórico dos demais nove candidatos derrotados e de seus partidos.

Amazonino Mendes, apesar de aparecer como favorito na disputa pela cadeira de prefeito, não tem um histórico favorável para obter o apoio dos demais candidatos que ficarão fora da disputa eleitoral. O ex-governador deve receber apenas o apoio de Alfredo Nascimento (PL), um de seus apadrinhados na política. Essa possível aliança no segundo turno ocorre, devido ao histórico entre os dois políticos e, também, pelo PL ter apoiado Amazonino nas eleições de 2018 para o governo do Estado.

Eleições

Já David Almeida, o segundo nas pesquisas eleitorais e que perderia num eventual segundo turno com Amazonino, pode receber apoio de cinco candidatos: Ricardo Nicolau (PSD), Alberto Neto (Republicanos), Chico Preto (DC), Coronel Menezes (Patriotas) e José Ricardo (PT).

Leia mais: ‘Amazonino é nosso técnico na beira do campo’, defende Wilker Barreto

No histórico, Ricardo Nicolau apoiaria David, pois o seu partido, o PSD sempre anda junto do DEM, partido do candidato a vice na chapa, Marcos Rotta. Além disso, o PSD é o antigo partido de Almeida. O apoio de Alberto Neto também viria por conta do PRB sempre coligar com o DEM e com o PSD.

Chico Preto, que foi vice de David nas eleições para o Governo do Amazonas em 2018, é visto como um apoiador normal dele no segundo turno. O apoio de José Ricardo em David pode não acontecer, visto que o deputado federal não costuma fechar alianças com partidos de Centro ou de Direita, mas o PT possui uma ligação forte com Almeida. Na eleição de 2018, o partido travou uma batalha com a direção nacional para apoia-lo e acabou sendo obrigado a formar chapa com a candidata do PCdoB, Lúcia Anthony.

Quanto ao Coronel Menezes, o candidato participa de sua primeira eleição no Estado, mas o seu partido, o Patriotas, costuma coligar com o DEM, PSD e o PTC, foi assim nas últimas três eleições em 2018, 2016 e 2014.

Outros três candidatos têm quadro indefinido. Dois deles, Marcelo Amil (PCdoB) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não devem apoiar Amazonino ou David Almeida, contudo, poderiam fechar aliança com José Ricardo, caso ele fosse para o segundo turno. Em algumas pesquisas, o petista surge como terceira força em Manaus. Todavia, um deles, Gilberto Vasconcelos, já deixou claro que não vai apoiar nenhum candidato de esquerda que consiga ir para o segundo turno das eleições.

O último candidato – que é uma dúvida em relação ao apoio para o segundo turno é Romero Reis (Novo) – o mais rico entre os postulantes ao cargo de prefeito, com R$ 25,5 milhões de patrimônio. O Novo participa de sua primeira eleição no Amazonas, ainda não tendo histórico de coligação com outros partidos.