Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Notícias

Comunidade indígena faz protesto em frente a sede do governo

A reivindicação é para que eles se mantenham no local onde moram atualmente

Comunidade indígena faz protesto em frente a sede do governo

Atualmente os manifestantes estão morando no bairro Nova Cidade (Foto: Reprodução/Amazonas1)

Os indígenas que estão alojados no bairro Nova cidade, zona Norte de Manaus, fizeram uma manifestação no fim da manhã desta terça-feira, 8, em frente a sede do Governo, localizada no bairro Compensa, zona Oeste.

Os manifestantes vieram à sede do Governo para contestar o recebimento de um mandado com o prazo de trinta dias para que os ocupantes do sítio arqueológico localizado no bairro Nova cidade, zona norte desocupem o local.

                          Atualmente os manifestantes estão morando no bairro Nova Cidade (Foto: Reprodução/Amazonas1)

No documento, expedido pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Estado do Amazonas, consta ainda o uso de força policial, caso não ocorra o cumprimento voluntário da decisão.

Os índios afirmam ainda, que moram a seis meses no local e cerca de 400 famílias que estão lá, não têm lugar para ir. O manifestante Josué dos Santos Barbosa expressou sua indignação: “Chegam pessoas de outros países que são colocados em seus lugares, ganham dinheiro, e nós brasileiros quando precisamos, índios, moradores da terra, quando precisamos somos expulsos e os policiais ficam se armando.” 

 

Nota

O Portal Amazonas1 entrou em contato com a assessoria do Governo que enviou a seguinte resposta:

“O chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó, recebeu representantes de um grupo de indígenas que esteve na sede do Governo, nesta terça-feira. Na ocasião, os indígenas relataram que ocupam área da União, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, que deverá ser desocupada.
Eles pediram que o Governo faça a doação de terras estaduais para que eles deixem a área federal.
O grupo foi informado que o Governo estudará a demanda e marcará nova reunião com os representantes dos indígenas.”