Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Conferência aborda estratégias de organização dos povos indígenas no Amazonas

Evento segue até o dia 19 de abril, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Conferência aborda estratégias de organização dos povos indígenas no Amazonas

Programação do evento terá palestras voltadas para discutir políticas públicas e apresentações culturais (Foto: Del Lima/AM1)

Manaus (AM) – O desenvolvimento dos povos originários e o fortalecimento das estratégias de organização das comunidades indígenas são focos dos debates da 1ª Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, evento que começou nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 19 de abril, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, bairro Crespo, zona Sul de Manaus.

Com o tema “Um só povo e uma só voz”, a conferência é realizada pelo governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Articulação das Organizações e Povos Indígenas (Apiam). Durante os três dias, o evento reunirá 66 etnias, 12 federações e 93 associações indígenas do Amazonas.

A população indígena do estado ultrapassa mais de 160 mil pessoas, divididas entre 60 povos, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os povos indígenas têm décadas de luta em defesa da terra e da preservação de sua cultura. O governo do estado está de portas abertas para ouvir suas reivindicações para que possamos agir assertivamente. Muitas são as demandas, mas com a organização de vocês e determinação do governo poderemos trabalhar de maneira ativa e integrada”, ressaltou o vice-governador Tadeu de Souza.

A programação do evento terá palestras voltadas para discutir políticas públicas indigenistas e apresentações culturais para celebrar esse momento simbólico e histórico para o estado.

Políticas públicas

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, falou sobre a importância de uma programação voltada para discutir assuntos de interesse público. “A Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas é muito importante nessa gestão do governador Wilson Lima, porque se aproxima dos povos indígenas. Esse é o apoio do estado para trazer e ouvir as comunidades indígenas e assim construir políticas públicas ”, pontuou.

A Coordenadora dos Povos Indígenas da Apiam, Maria Cordeiro Baré, Mariazinha, destacou o momento político em que o Brasil se encontra. “Estamos aqui reunidos com muita satisfação, um momento simbólico para o Estado, com o fortalecimento do diálogo. Isso significa uma participação efetiva na construção e execução das nossas atividades”, destacou.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes os deputados Daniel Almeida e Dan Câmara, presidente e vice-presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa, respectivamente, além do deputado Sinésio Campos e autoridades federais, estaduais e municipais.

Durante a conferência, o Centro Cultural Povos da Amazônia, também, sediará a Feira de Artesanato Indígena, até o dia 19 de abril, onde 15 artesãos do Yandé Muraki, projeto promovido pela FEI, irão expor e comercializar as suas obras, como parte da programação especial do mês indígena, das 9h às 15h, de segunda-feira a sábado.

(*) Com informações de assessoria

LEIA MAIS: