Manaus, 17 de maio de 2024
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Manchete

Conheça o Aeromóvel, que a Prefeitura estuda trazer para Manaus

Conheça o Aeromóvel, que a Prefeitura estuda trazer para Manaus

Aeromovel Canos/Manaus/Divulgação

O Aeromovel, que está sendo construído em Canoas (RS), projeto visitado nesta semana pelo vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PMDB) como alternativa para o sistema de transporte público da cidade, prevê um trajeto que, ao todo, terá 18 quilômetros de linhas, passando por 26 estações. A capacidade prevista é para até 12 mil passageiros por hora no pico e 82 mil por dia. O projeto prevê a construção de duas grandes linhas: a Linha Leste-Oeste terá 12 quilômetros de extensão e 17 estações; a Linha Norte-Centro, com nove estações e seis quilômetros de extensão.

O primeiro trajeto, em obras, terá 4,6 quilômetros e contemplará sete estações. A primeira aplicação do Sistema Aeromovel voltado para o trânsito urbano é um projeto da cidade de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, servindo como um complemento combinado a outros modais de transporte. Enquanto o Aeromovel percorre um trajeto de norte a sul (e sentido inverso), ele se complementa com o trem metropolitano, que tem um percurso de leste a oeste (e sentido inverso). Com sua implementação, se tornará o principal meio de transporte da cidade. Contratado em 2015, o Sistema faz parte de um plano de reformulação do trânsito de Canoas. Com a implantação da tecnologia, o município espera uma redução no tempo de viagem entre os bairros.

Vencedora da licitação para a obra civil aguarda o desfecho de uma ação judicial apresentada por outra empresa para iniciar os trabalhos/Divulgação

De acordo com o jornal Zero Hora, as obras do aeromóvel em Canoas andam, mas com obstáculos. A empresa vencedora da licitação para a obra civil, a China Railway First Group, aguarda o desfecho de uma ação judicial apresentada por outra empresa para iniciar os trabalhos. Além disso, a prefeitura suspendeu a licitação para construir as estações, elaborada ainda na gestão anterior, em razão da falta de liberação de uma licença. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, o processo para retomar a licitação está em andamento.

Enquanto isso, estão sendo realizados o deslocamento da rede elétrica e a implantação de uma adutora de água fora do eixo central da pista onde está prevista a implantação do aeromóvel.

O novo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, chegou a fazer críticas à obra durante a campanha. O plano da gestão anterior previa a construção de um total de 18 quilômetros na cidade — o restante seria implantado pela iniciativa privada.

O custo da primeira etapa do Aeromóvel de Canoas foi previsto em R$ 5,2 milhões, valor financiado pela Caixa Econômica Federal, com prazo de execução de oito meses. Quase um ano e três meses depois da assinatura da ordem de serviço para a implantação do aeromóvel em Canoas, outra ordem de serviço dará forma física à obra.

No início de 2017, a prefeitura decidiu suspender a licitação para construção das estações do Aeromóvel de Canoas. A medida vale por tempo indeterminado. Segundo a assessoria do prefeito Luiz Carlos Busato, “a atual gestão pretende conhecer melhor todos os contratos em andamento e decidiu suspender temporariamente a licitação para análise”. Ainda durante a campanha eleitoral, Busato já havia manifestado contrariedade ao projeto, que foi executado durante a gestão do ex-prefeito Jairo Jorge.

As obras que já haviam sido contratadas seguem em andamento. Elas se referem à mudança da rede elétrica e de uma adutora. A Aeromóvel do Brasil também está construindo os veículos que serão usados em Canoas. Já o contrato para a construção da via elevada está parado em razão de uma disputa judicial envolvendo uma empresa chinesa e a Queiroz Galvão. O projeto prevê 15 quilômetros de via elevada. A previsão da gestão anterior é que os testes poderiam iniciar em 2018. A fase de cobrança de passagem deveria ocorrer a partir de janeiro de 2019.