Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Brasil

Covid-19: São Paulo registra primeiro caso da variante Delta

Homem de 45 anos testou positivo para a cepa encontrada na Índia; país já registrou outros 11 casos e duas mortes pela variante Delta

Covid-19: São Paulo registra primeiro caso da variante Delta

Foto Agência Brasil

SÃO PAULO, SP – A capital paulista identificou o primeiro caso da variante Delta do novo coronavírus, com origem na Índia, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (5) pela prefeitura de São Paulo. Um homem de 45 anos testou positivo para a variante e está em monitoramento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região.

A identificação foi possível devido a uma iniciativa, em parceria com o governo do estado, em que desde abril o município encaminha parte das amostras de exames RT-PCR positivos ao Instituto Butantan para análise genômica a fim de identificar as cepas em circulação na cidade.

Leia mais: Para conter variante delta, metade dos portugueses retorna ao toque de recolher

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está monitorando três pessoas da família do paciente – mulher, enteado e filho -, que são acompanhadas também pelas equipes de saúde da UBS local.

Segundo o município, o monitoramento das variantes na capital é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético.

Além disso, a SMS informou que fechou acordo de estudo de variantes (cerca de 300 amostras) com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade.

Registros

Até o fim de junho, o Ministério da Saúde registrou 11 casos da variante Delta. Seis foram no Maranhão, um em Campos dos Goytacazes (RJ), um em Juiz de Fora (MG), dois em Apucarana (PR) e um em Goiânia (GO).

Até o momento, apenas duas pessoas morreram em decorrência da nova variante, encontrada na Índia. O primeiro foi um tripulante de um navio atracado na costa maranhense, em 24 de junho. Já o segundo registrado foi no dia 18 de abril, mas somente em junho foi classificado como sendo pela nova cepa. A pessoa era uma gestante de 42 anos, no Paraná.

(*) Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe em tempo real através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.