Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

CPI da Covid: Omar afirma que primeiro foco será omissões na compra de vacinas

A CPI da Covid-19 está prevista para ser instalada nesta terça-feira (27) e deve ter como um dos primeiros focos a possível omissão do governo federal na aquisição de vacinas contra a covid-19

CPI da Covid: Omar afirma que primeiro foco será omissões na compra de vacinas

Foto: Edilson Rodrigues

Manaus/AM – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 está prevista para ser instalada nesta terça-feira (27) e deve ter como um dos primeiros focos a possível omissão do governo federal na aquisição de vacinas contra a covid-19.

Na última semana, o presidente da CPI, senador amazonense Omar Aziz (PSD), afirmou que diferente das outras CPIs instaladas anteriormente no Senado, está lida diretamente com as mortes durante a pandemia, o que atingiu os lares da população brasileira.

“Infelizmente, todos nós perdemos um parente, um amigo ou um conhecido durante esta pandemia. Nós senadores vamos trabalhar para fazer justiça aos mais de 375 mil óbitos no Brasil. É o meu compromisso com o Amazonas e é o meu compromisso com o País”, disse.

Leia mais: Omar, Pazuello e Coronel Menezes: CPI da Covid incendeia parquinho da direita no Amazonas

Às vésperas da instalação da comissão, inclusive, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) resolveu visitar a capital amazonense. Especialistas ouvidos pelo Portal AM1 afirmaram que isso pode ser uma tentativa do presidente de limpar a sua imagem, uma vez que foi em Manaus o início da segunda onda da pandemia.

Leia mais: Omar, a CPI da Covid e Eleição 2022: o que está em jogo para o senador do AM?

“A presença do presidente Bolsonaro no Amazonas é uma estratégia, também, para buscar melhorar a sua imagem, nesse momento de epicentro da pandemia. É ainda, um teste da sua popularidade e de firmar parceria política para as eleições 2022, num Estado castigado pela Covid-19. Porém, ele enfrentará muito resistente social e política”, disse o advogado e cientista político Carlos Santiago.

Durante a visita, Bolsonaro também recebeu a honraria de Cidadão do Amazonas, o que foi bastante criticado e até repudiado por movimentos sociais da capital.

Com o início dos trabalhos da CPI nesta terça, o presidente também já se articula, nos bastidores, para preparar o Ministério da Saúde para as oitivas da apuração.