Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

CPI da Covid, título de cidadão e Amazônia: Bolsonaro chega a Manaus em clima de tensão

Bolsonaro pode estar querendo limpar sua imagem neste momento de pandemia, conforme avaliou o cientista político, Carlos Santiago

CPI da Covid, título de cidadão e Amazônia: Bolsonaro chega a Manaus em clima de tensão

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Coincidência ou não, a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à capital amazonense, nesta sexta-feira (23), ocorre dias após a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, cujo presidente é o senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD).

Essa passagem pelo Estado pode significar uma tentativa de reaproximação do presidente tanto com os políticos da região como também com o eleitorado amazonense.

Para o advogado e cientista político, Carlos Santiago, a estratégia de Bolsonaro possivelmente é de melhorar sua imagem já desgastada ao longo dos três anos como presidente, tendo sido piorada neste período de pandemia.

Além disso o presidente segue pressionado pela questão ambiental, com altos índices de desmatamento e pressão internacional por ações que preservem a Amazônia, como se viu ontem na Cúpula do Clima.

Leia mais: PSOL entra com ação na Justiça para impedir Título de Cidadão a Bolsonaro

“A presença do presidente Bolsonaro no Amazonas é uma estratégia, também, para buscar melhorar a sua imagem, nesse momento de epicentro da pandemia. É ainda, um teste da sua popularidade e de firmar parceria política para as eleições 2022, num Estado castigado pela Covid-19. Porém, ele enfrentará muito resistente social e política”, disse o especialista.

Além de participar da inauguração da área de expansão do Centro Cultural Vasco Vasquez, Bolsonaro vai receber a polêmica medalha de cidadão do Amazonas. Vale destacar que a esposa de Omar Aziz, a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) fez questão de deixar claro que votou contra a homenagem ao presidente.

Leia mais: Nejmi diz que não votou a favor de título de cidadão amazonense a Bolsonaro

Porém, os posicionamentos da parlamentar nada interferem no andamento da CPI da Covid-19, que deverá iniciar os trabalhos na próxima terça-feira (27), conforme analisa Carlos Santiago.

“A posição da deputada Nejmi Aziz não vai influenciar nos trabalhos da CPI da Pandemia do Senado Federal até porque a pessoa do presidente Bolsonaro ainda não é o investigado pela CPI”, disse.

Luz no fim do túnel

Na visão do especialista, o senador Omar Aziz está em busca de um protagonismo já de olho nas eleições de 2022 e encontrou isso na CPI da Covid.

Leia mais: Omar Aziz afirma que CPI vai descobrir por que o Brasil não comprou as vacinas da Pfizer

“Ademais, o senador Omar Aziz está buscando, por meio dos holofotes da Comissão, uma luz no final do túnel para salvar a carreira política. Ele sabe que o momento político ainda é de muita cautela para escolher os culpados”, explicou.