Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

CPI da Semcom é adiada devido à ausência de vereadores que viajaram a Brasília

Segundo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadores foram representar a CMM na 23ª Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais.

CPI da Semcom é adiada devido à ausência de vereadores que viajaram a Brasília

(Foto: Lucas Costa /Portal AM1)

Manaus (AM) – A escolha dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) durante a gestão do ex-secretário Israel Conte, prevista para ocorrer nesta terça-feira (22), foi cancelada e remarcada para a próxima semana.

O motivo, segundo o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), foi devido à ausência de vereadores que viajaram a Brasília para representar a CMM na vigésima terceira Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais.

Na segunda-feira (22), também foi cancelada por conta do debate em torno da pauta do empréstimo de R$ 580 milhões para a Prefeitura de Manaus e demorou mais que o previsto.

Para o vereador Rodrigo Guedes (PP), está acontecendo uma manobra política em relação à composição da CPI.

“Após o parecer técnico da Casa, tendo em vista que todo o requerimento está correto, a instalação deveria ser imediata. Não é uma prerrogativa do presidente da CMM. E tem que instaurar, então, isso pode, sim, gerar suspeitas por parte da população – que não vai compreender o motivo da CPI da Semcom não ter sido instaurada, tendo todos os requisitos legais”, frisou.

Conforme o Regimento, será durante a reunião do colegiado que ficará definido quem será o presidente, relator e demais membros titulares da CPI, obedecendo à composição partidária.

Sobre o evento

Promovida pela Plenária Assessoria, em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), a Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais pretende chamar atenção do Congresso Nacional sobre a importância do Poder Legislativo Municipal para estar ciente das demandas dos vereadores e de suas bases, além de integrar parlamentares municipais de todo o país.

Neste ano, o foco do evento está nas eleições municipais, que acontecem em outubro, e também discutirá temas como participação feminina na política; comunicação como ferramenta de mandato; causa animal; sustentabilidade e inteligência artificial.

A reunião sucede no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além de vereadores e prefeitos, o evento contará com a participação de tribunais de contas, Ministério Público Federal, especialistas em direito administrativo e eleitoral e gestão pública.

 

LEIA MAIS: