Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Procuradoria da Câmara Municipal de Manaus aprova instalação da CPI da Semcom

Na próxima semana serão definidos os papéis dentro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Procuradoria da Câmara Municipal de Manaus aprova instalação da CPI da Semcom

(Foto: Mauro Pereira/CMM)

Manaus (AM) – Nesta terça-feira (16), o presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil) leu, durante a sessão ordinária, o parecer favorável – emitido pela procuradoria da Casa Legislativa – para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar denúncias de caixa 2 dentro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom).

Os vereadores de oposição ao prefeito na CMM querem saber o porquê um homem, que se apresentou como motorista de um portal de notícias em Manaus, gravou a si próprio recebendo dinheiro de uma servidora dentro da Semcom. O vídeo gerou indignação na população e mobilizou vereadores para que fosse instaurada a CPI da Semcom, para investigar o caso.

Assinaturas

Assinaram os documentos os vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (PL), Rodrigo Guedes (PP), toda a base do União Brasil composta pelos parlamentares Diego Afonso, Everton Assis e Professora Jaqueline; Thaysa Lippy (PRD), Jaildo Silva (PV), Lissandro Breval (PP), Glória Carrate (PSB), Elissandro Bessa (PSB), Marcelo Serafim (PSB), Raiff Matos (PL) e o presidente da Casa, Caio André (UB).

Explicações

O secretário de comunicação, Israel Conte, chegou a ir – por livre e espontânea vontade – ao plenário Adriano Jorge quatro dias após a publicação do vídeo. Na ocasião, ele apresentou um laudo pericial produzido pela empresa Smart Perícia e afirmou que o vídeo em questão foi manipulado.

Contudo, os argumentos apresentados não convenceram os vereadores, principalmente William Alemão, Capitão Carpê e Rodrigo Guedes. Os três vereadores são autores do requerimento para instaurar a CPI.

Próximos passos

“Na próxima semana, acontecerá a primeira reunião com os líderes dos partidos que assinaram o requerimento e, em seguida, serão definidos os papéis dentro da Comissão e seguiremos com as reuniões.”, pontuou o líder do Cidadania na Casa Legislativa, o vereador William Alemão.

LEIA MAIS: