Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cenário

Oposição alcança 14 assinaturas e CPI da Semcom deve ganhar forma

Com o apoio de Caio André, o requerimento alcançou o número mínimo de 14 assinaturas para que a CPI fosse aberta na Casa.

Oposição alcança 14 assinaturas e CPI da Semcom deve ganhar forma

(Fotos: Divulgação – Dicom/CMM/Reprodução/Redes sociais- @williamalemao)

Manaus (AM) – Como antecipado pelo Portal AM1 na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), assinou o documento que pede a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semcom, que investiga um suposto caixa 2 na Secretaria Municipal de Comunicação.

Ao Portal AM1, Caio André já havia afirmado que, ao assinar o documento, a CPI seria instalada automaticamente, e foi o que aconteceu de fato nesta segunda-feira (1°). Ao todo, a CPI garantiu 14 assinaturas, número mínimo necessário para abrir a investigação.

Depois de assinar o documento, Caio André disse que estava convencido de que o caso precisa ser esclarecido “de uma vez por todas” e que a investigação não significa que a Câmara é contra ou a favor do prefeito David Almeida (Avante), pois o Parlamento municipal quer saber se existe ou não um esquema de caixa 2 na Semcom.

Agora, de acordo com o presidente da Casa legislativa, a CPI deve ganhar forma. “Deve ser dado entrada, na próxima sessão plenária, ao requerimento, que deve seguir à Procuradoria para o exame de admissibilidade e, estando tudo certo, esta será instaurada”.

“Sempre fui a favor de que haja essa investigação e o esclarecimento, acima de tudo, do que houve em relação àquele vídeo. A CPI tem ferramentas para isso, e é por isso que estou assinando”, acrescentou Caio André.

Oposição comemora

O vereador William Alemão (Cidadania), que é um dos autores da CPI, comemorou a assinatura de Caio André e afirmou que a Casa “não se curvou” ao Executivo municipal. Cabe destacar que Alemão é oposição a David Almeida, bem como os vereadores Capitão Carpê (Republicanos), Rodrigo Guedes (Podemos) e a ala do União Brasil.

“É muito importante dizer que esta Casa não se curvou e deixou claro que pretende investigar para saber o que realmente aconteceu. Pelo depoimento do motorista, isso aconteceu há quase um ano. Então tem muito trabalho para a CPI buscar a verdade e deixar para a população de Manaus”, considerou.

 

LEIA MAIS: