Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Oposição se movimenta rápido e CPI da Semcom já tem o apoio de 13 vereadores

Para a abertura de uma CPI são necessárias 14 assinaturas no mínimo. O requerimento já conta com 13, faltando apenas uma para que o pedido seja apresentado no Plenário.

Oposição se movimenta rápido e CPI da Semcom já tem o apoio de 13 vereadores

(Foto: Gildo Smith / Semacc Mauro Pereira/Divulgação/Emerson Olliver/Ricardo Duarte/ Robervaldo Rocha – Dircom)

Manaus (AM) – Com a confirmação de mais quatro assinaturas dos vereadores de oposição ao prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mais conhecida como ‘CPI da Semcom’, totalizou 13 assinaturas até esta terça-feira (26).

Para investigar o suposto pagamento de propina dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a CPI deve ser instalada na Casa, na próxima semana, quando alcançar as assinaturas mínimas (14) para que o requerimento seja apresentado no plenário.

De acordo com os autores do pedido, os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) e Willian Alemão (Cidadania), que foram os primeiros a assinar, o documento já conta com as assinaturas dos seguintes parlamentares: Capitão Carpê (Republicanos); Lissandro Breval (Avante); Diego Afonso (União Brasil); Everton Assis (União Brasil); Professora Jacqueline (União Brasil); Thaysa Lippy (Progressistas); Marcelo Serafim (PSB); Glória Carratte (PL); Bessa (Solidariedade); Jaildo Oliveira (PV) e Raiff Matos (sem Partido).

“Precisamos destas assinaturas para instalar a CPI, porque precisamos dar uma resposta à população de como está sendo utilizado o dinheiro público. O motorista que fez o vídeo já depôs na polícia e confirmou a existência do vídeo na íntegra”, informou Rodrigo Guedes durante pronunciamento na tribuna da CMM nesta terça.

Guedes afirmou, ainda, que essa denúncia é apenas a ponta do “iceberg”, pois estão sendo pagos aos blogs e portais de notícias de Manaus mais de R$ 190 milhões anualmente e que, em quase quatro anos, vai chegar em quase R$ 1 bilhão. O vereador, no entanto, não explicou de onde tirou esses dados.

William Alemão disse que a Casa não pode se curvar às cenas que foram vistas [no vídeo divulgado pelo site Metrópoles], pois as explicações do secretário Israel Conte, na tribuna da CMM, não convenceram a oposição. O político ainda afirma que o laudo apresentado pelo secretário é falso, porque foi “feito por amigos”.

Procedimentos

Após a coleta das 14 assinaturas, o requerimento segue para a mesa da presidência da Câmara Municipal de Manaus, sendo deliberado, passa para a Procuradoria da Casa legislativa e depois segue para a escolha de quem será o presidente, vice e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

‘Esclarecimentos’

O titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Israel Conte, foi à CMM na última quarta-feira (20) e apresentou um laudo de 15 páginas aos parlamentares, realizado pela empresa Smart Perícias, cujas informações constatam que “houve manipulações no vídeo”.

Nas imagens divulgadas, um homem se apresenta como motorista de um portal de notícias e recebe uma quantia de dinheiro, em espécie, dentro da sede da Secretaria de Comunicação Municipal.

 

LEIA MAIS: