Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Oposição já garantiu 9 assinaturas para instalar CPI da Semcom

Com a assinatura do vereador Marcelo Serafim, nesta segunda-feira (25), faltam apenas 5 para completar as 14 que precisam para abrir a CPI.

Oposição já garantiu 9 assinaturas para instalar CPI da Semcom

(Fotos: Mauro Pereira/Divulgação/Emerson Olliver/Ricardo Duarte)

Manaus (AM) – A oposição ao prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM) já conseguiu nove assinaturas, até esta segunda-feira (25), para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semcom, informou o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) ao Portal AM1.

A CPI irá investigar um vídeo de suposto caixa 2 na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), apesar de o secretário Israel Conte já ter apresentado um laudo técnico na CMM na última quarta-feira (20) na tribuna da CMM, afirmando que o vídeo é falso.

No entanto, as explicações do gestor não convenceram os parlamentares de oposição da Casa legislativa, que buscam as 14 assinaturas para abrir a CPI. Nesta segunda-feira, o vereador Marcelo Serafim (PSB) também fez parte da lista, totalizando nove assinaturas. A oposição acredita que logo irão conseguir as cinco que faltam.

 

Questionado pela reportagem sobre o posicionamento da base aliada de David Almeida na CMM, que afirmou que a oposição busca “qualquer motivo para abrir CPI e manchar a imagem do prefeito”, o Rodrigo Guedes disse: “a base só serve para proteger e blindar o prefeito”.

O vereador William Alemão (Cidadania), um dos autores da CPI, foi questionado pela reportagem sobre quais eram as suas expectativas para abrir essa CPI, haja vista que faltam poucas assinaturas para que isso aconteça; o Portal AM1 também questionou o vereador sobre quais mudanças podem ocorrer no caso com a instalação da CPI, uma vez que o secretário da Semcom, Israel Conte, já se pronunciou na CMM na última semana. Até à publicação da matéria não houve respostas.

Após a coleta de assinaturas, o requerimento será apresentado no Plenário para votação da abertura da CPI. Com a aprovação, serão definidos presidente e relator.

Confira quais vereadores assinaram a lista:

  • William Alemão (Cidadania)
  • Capitão Carpê (Republicanos)
  • Rodrigo Guedes (Podemos)
  • Lissandro Breval (Avante)
  • Thaysa Lippy (PP)
  • Diego Afonso (UB)
  • Everton Assis (UB)
  • Professora Jacqueline (UB)
  • Marcelo Serafim (PSB)

LEIA MAIS: