Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Mundo

Crescem protestos no Peru por antecipação de eleições

A ex-vice-presidente Dina Boluarte assumiu o comando do país após impeachment de Pedro Castillo

Crescem protestos no Peru por antecipação de eleições

Dina Boluarte tem 60 anos e fica no comanda do país até 2026. (Foto: Reprodução/Instagram)

LIMA – Diante da crise política no Peru após o presidente Pedro Castillo sofrer impeachment e ter sido preso na última quarta-feira (07), vários manifestantes estão pela rua do país protestando pela antecipação das eleições.

A ex-vice de Castillo e nova presidente do país, Dina Boluarte, usou o Twitter para informar sobre um confronto na sexta-feira (10) entre manifestantes e forças de segurança, que deixou oito pessoas feridas, incluindo quatro policiais, além de sete detidos.

“Respeito, diálogo e tolerância são essenciais em uma democracia. A Polícia Nacional me informou que ontem à noite havia 7 detidos, além de 4 civis e 4 policiais feridos em alguns protestos. Garantimos o cumprimento irrestrito de Direitos Humanos”, publicou a vice-presidente em seu perfil.

Leia mais: Congresso do Peru aprova impeachment de Pedro Castillo

Boluarte foi ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru durante o período em que Castillo esteve no poder.  A atual mandatária declarou que se a sociedade e a situação justificarem eleições de maneira democrática esse será um tema de conversa a ser resolvido.

https://twitter.com/DinaErcilia/status/1601602111896444929?s=20&t=po2bLw57yoB4ImFixv3PPw