Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Economia

Crise na China vai elevar preço dos alimentos no Brasil em 2022

O presidente Jair Bolsonaro já vem demonstrando preocupação com a possível falta de abastecimento de alimentos

Crise na China vai elevar preço dos alimentos no Brasil em 2022

(Foto: Divulgação)

SÃO PAULO, SP – A crise energética na China vai afetar diretamente o bolso do brasileiro. Isso porque o momento em que o país enfrenta pode afetar a cadeia de suprimentos mundial, como a falta de insumos para plantações. Com isso, os alimentos devem ficar mais caros em 2022.

Os efeitos dessa crise já começam a assombrar os produtores brasileiros, que enfrentam um cenário desfavorável para conseguir fertilizantes. Vale lembrar que a cadeia de produtora no Brasil não tem condições de atender toda a demanda para produzir o insumo.

Leia mais: Bolsonaro afirma que Brasil pode ter crise de abastecimento de alimentos

Os produtores já utilizaram 23,9 milhões de insumos até julho de 2021, e apenas 3,7 milhões dos materiais foram produzidos no Brasil. O resto dos insumos veio de importações, assim explicou a Associação Nacional para Difusão de Adubos.

Com alta demanda e baixa oferta, o preço das plantações tende a subir, e o valor final deve afetar o bolso do consumidor. A crise enérgica já tinha sido citada pelo presidente Jair Bolsonaro, que na ocasião afirmou que o Brasil vai passar por falta de abastecimento alimentício.

(*) Com informações do Poder360

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter